quinta-feira, abril 02, 2020

Grupo católico Shalom tem 12 membros com Covid-19 no Ceará

Doze membros da Comunidade Católica Shalom em Aquiraz, na Grande Fortaleza, foram infectados pelo novo coronavírus, causador da doença Covid-19, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Os casos são a maior parte das 14 confirmações na cidade.

Comunidade Shalom em Aquiraz, na Grande Fortaleza, tem 12 membros que testaram positivo para o coronavírus — Foto: Fabiane de Paula/SVM
Comunidade Shalom em Aquiraz, na Grande Fortaleza, tem 12 membros que testaram positivo para o coronavírus — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Os primeiros casos na comunidade foram anunciados no dia 22 de março: cinco pessoas infectadas, com idades de 23 a 50 anos, de ambos os sexos. Pouco mais de uma semana depois, outras sete pessoas do grupo religioso testaram positivo para a Covid-19.

Conforme o Shalom, "todas as pessoas infectadas pelo novo coronavírus seguem em isolamento, além de contarem com acompanhamento de um médico infectologista".

A Secretaria da Saúde do Município de Aquriaz havia informado ao G1 que os membros do grupo poderiam ter sido infectados em um evento que contou a participação de pessoas de outros países.

A comunidade Shalom informou que esse evento não existiu. "A Comunidade Shalom não realizou nenhum evento internacional em Aquiraz ou em Fortaleza neste ano, nem contou em qualquer dos seus eventos realizados este ano com convidados estrangeiros", afirmou, em nota. "A Comunidade desconhece o que tenha sido a causa do contágio dos seus membros, bem como onde isso aconteceu", completa.

A Comunidade Católica Shalom informou ainda que, durante a pandemia, realiza eventos virtuais para evitar aglomerações e a propagação da doença.

Mais quatro casos suspeitos em outras pessoas do grupo ainda aguardam o resultado de testes. Ao todo, a cidade tem 37 casos sob investigação.

"Devido à alta demanda dos exames realizados no Estado, o Laboratório Central (Lacen) está com atraso na liberação dos resultados", explica a Secretaria. Não há registro de óbitos até o momento.

Com 14 casos, Aquiraz é o município cearense com maior taxa de incidência da covid-19, segundo a Sesa: são 17,6 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Em Fortaleza, que tem 413 confirmações, o índice é de 15,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Em todo o Ceará, são mais de 440 casos confirmados e nove óbitos de pacientes com Covid-19, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria da Saúde do Ceará. No Brasil são mais de sete mil casos e 252 mortes.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!