terça-feira, fevereiro 04, 2020

Jair Bolsonaro critica os governadores do Nordeste

Resultado de imagem para Jair Bolsonaro critica os governadores do Nordeste"
O presidente Jair Bolsonaro criticou os governadores do Nordeste ontem, na cerimônia em que lançou a pedra fundamental do futuro Colégio Militar de São Paulo, que será erguido ao lado do Campo de Marte, zona norte. "Oito dos nove governadores do Nordeste não aceitaram a escola cívico-militar. Para eles, a educação está indo muito bem formando militantes e desinformando, lamentavelmente", disse. "A questão político-partidária não pode estar à frente das necessidades do País." O governo do Rio Grande do Norte está entre os que não aceitaram a parceria para instalação de instituição cívico-militar de ensino. O único Estado nordestino que aderiu ao projeto de construir escolas militares foi o Ceará, governado por Camilo Santana (PT).

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), rebateu. Segundo ele, o governo não ofereceu construir novas escolas nem recursos. "Só ofereceu a metodologia. É só para botar o carimbo dele."


Bolsonaro disse ainda que pediu para não ver dados sobre falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Ele (o ministro Abraham Weintraub) queria apresentar para mim os dados. Não quis, (estava) com a cabeça cheia. Hoje saturei." 

As escolas cívico-militares têm gestão compartilhada entre militares e civis. A ação do MEC prevê que militares da reserva atuem em tutorias e na área administrativa - e não como professores. Participam do programa colégios municipais ou estaduais, onde já havia alunos matriculados no modelo convencional. São diferentes das escolas mantidas pelo Exército, que costumam fazer seleção para ingresso e têm custo bem maior do que unidades da rede pública regular. Era pré-requisito haver consulta pública com a comunidade escolar para aderir ao programa, mas houve queixas sobre esse processo.


O manual foi obtido pela agência de dados Fiquem Sabendo e publicado ontem. O documento, além de estabelecer quais são as funções e obrigações dos servidores dentro das escolas, também lista as regras que devem ser seguidas pelos alunos, por exemplo como devem se vestir e cortar o cabelo.

Para os meninos, o cabelo deve ser cortado de modo a "manter nítidos os contornos junto às orelhas e o pescoço".

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!