quarta-feira, fevereiro 05, 2020

Backer: Polícia investiga 33 casos de intoxicação por dietilenoglicol relacionados a cervejas

A Polícia Civil informou, nesta terça-feira (4), que atualmente há 33 casos em investigação de intoxicação por dietilenoglicol relacionados ao consumo de cervejas da Backer, produtora da Belorizontina, em Minas Gerais. Segundo a corporação, não há, até o momento, nenhum caso em investigação anterior ao mês de outubro de 2019. Seis pessoas morreram.

As investigações são realizadas pela 4ª Delegacia de Polícia Barreiro, sob responsabilidade do delegado Flávio Grossi, que avalia a necessidade de pedir dilação de prazo, devido à complexidade do caso. Ainda não há previsão para a conclusão das investigações.

De acordo com a polícia, o pedido para exumar o corpo da mulher que morreu no dia 28 de dezembro de 2019, em Pompéu, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, está sendo analisado pela Justiça.

Por causa da investigação, toda a produção da cervejaria está paralisada e a venda de todos os rótulos da fábrica, suspensa.

Nesta terça-feira (4), a cervejaria divulgou um laudo da Polícia Civil que constatou que a água usada na mistura da cerveja não tem nem o monoetilenoglicol nem o dietilenoglicol, mas, o mesmo laudo confirma a presença do dietilenoglicol no processo de refrigeração da cerveja. A Backer sempre afirmou que não usa o dieltilenoglicol em nenhum processo.

A Backer também divulgou um outro laudo, este feito a pedido da cervejaria. A análise contratada não encontrou nenhuma das substâncias em quatro processos: no tanque de água gelada, na caixa branca d'água, na água usada no restaurante e no trocador de calor.

Sobre a presença de dietilenoglicol na análise da Polícia Civil, a cervejaria reafirmou que não usa a substância nos processos e que a identificação do dietilenoglicol também vai ser investigada pela cervejaria porque é “um mistério”.

A Polícia Civil disse que não vai comentar o laudo porque a investigação ainda está em andamento.

Ministério aponta dezenas de lotes de Belorizontina, da Backer, contaminados — Foto: Danilo Girundi/TV Globo
Ministério aponta dezenas de lotes de Belorizontina, da Backer, contaminados — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!