quinta-feira, janeiro 23, 2020

Demolição do Hotel Reis Magos será finalizada neste sábado

O processo de demolição do do Hotel Internacional Reis Magos, na Praia do Meio, zona Leste de Natal, deve ser finalizado neste sábado (25), de acordo com o coordenador da empresa contratada para fazer o serviço, Alexandre Duarte. A demolição começou no dia 8 de janeiro após expedição do alvará de demolição do equipamento para o grupo proprietário do antigo hotel, Hotéis Pernambuco S/A, por parte da Prefeitura de Natal.

Resultado de imagem para Demolição do Hotel Reis Magos será finalizada neste sábado
Demolição do Hotel Reis Magos começou no dia 8 de janeiro e está com 80% da derrubada concluída

“O processo de demolição está em 80%. Deve ser concluído até sábado. A limpeza será após a demolição, pois estamos usando o material de base. O nivelamento e limpeza total do terreno devem demorar cerca de 60 dias” Afirmou Alexandre Duarte sobre a conclusão não somente da derrubada, como da preparação do terreno para outros usos no futuro. 

Segundo Duarte, duas escavadeiras hidráulicas estão sendo utilizadas na demolição, num trabalho que envolve a mão de obra de seis pessoas. O descarte do material irá para uma empresa especializada localizada em São José de Mipibu. Os custos do processo são todos do Hotéis Pernambuco S/A, dona do Reis Magos. 

A demolição do equipamento começou após um longo imbróglio judicial envolvendo Governo do Estado, Prefeitura do Natal e Justiça Federal.

No dia 9 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou dois pedidos feitos pelo Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural e da Cidadania (IAPHACC) para impedir a demolição da estrutura do antigo Hotel Internacional Reis Magos.  

A demolição da estrutura onde funcionava o antigo Hotel Internacional Reis Magos, fechado desde 1995, começou na tarde do dia 8 de janeiro, uma quarta-feira, às 15h10. Após o Estado, por meio da Fundação José Augusto e Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) afirmarem que não tinham condições de deliberar sobre o tombamento do prédio no prazo concedido pelo TJRN, o município expediu o alvará de demolição e a Hotéis Pernambuco S/A tratou de dar início ao processo.

Resultado de imagem para Demolição do Hotel Reis Magos será finalizada neste sábado
Trabalhadores usam escavadeiras hidráulicas na demolição do antigo Hotel Reis Magos

O grupo, inclusive, ainda não tem projetos para área. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE no início da demolição, o advogado João Vicente, representante do Hotéis Pernambuco, disse que os planos para a área dependem das definições do Plano Diretor de Natal, que deverá ser revisado neste ano.

O Hotel
Localizado na Praia do Meio, zona Leste de Natal, o Hotel Internacional Reis Magos foi fundado em setembro de 1965 pelo então governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves. O empreendimento funcionou como hotel de luxo entre 1965 e 1995, quando foi desativado. Atualmente, o local estava em ruínas, deteriorado e acumulando lixo e sujeira.

O complexo possuía 63 apartamentos, uma suíte presidencial, recepção, salões nobres, elevadores, parque aquático, sauna, playground, restaurante, estacionamento, entre outras áreas. O empreendimento foi adquirido pelo grupo Hotéis Pernambuco S/A em 1978, que operou o local por 10 anos, após uma grande reforma em 1979/1980. Depois, o local foi arrendado de 1989 a 1995; e de 1995 a 2002. Nesse último período houve ordem de despejo litigioso para o ocupante.

Em 2013, o grupo anunciou que faria a demolição do prédio para a construção de um empreendimento comercial, mas a proposta gerou desconforto e protestos por parte de estudantes de arquitetura. Na avaliação da defesa da empresa, laudos comprovavam que a estrutura do prédio não suportaria uma restauração.

Resultado de imagem para Demolição do Hotel Reis Magos será finalizada neste sábado
Limpeza total do terreno do Hotel Reis Magos deve demorar cerca de 60 dias

Em 2014, a Fundação José Augusto (FJA) chegou a tombar o Reis Magos de maneira provisória. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em fevereiro de 2017, negou o tombamento do hotel. 

Paralelo a isso, corria outro processo proposto pelo Estado do Rio Grande do Norte. Em maio de 2019, em grau de recurso, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) negou o tombamento judicial, mas advertiu expressamente que a decisão não significava autorização para a demolição do imóvel, tendo em vista a tramitação de processos administrativos de tombamento nas esferas estadual e federal.

Em agosto de 2019, o Conselho Municipal de Cultura e o Conselho de Turismo de Natal se posicionaram a favor da demolição do hotel Reis Magos. Antes, em julho de 2019, o Iphan chegou a reabrir o processo de tombamento e pediu prova de relevância nacional do Hotel Reis Magos. Em setembro, o órgão federal negou novamente o processo.

Fonte: Tribuna o Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!