sexta-feira, janeiro 17, 2020

Chineses visitam campos de produção de melão no RN

Desde segunda-feira (13) o Rio Grande do Norte abriga uma missão do Governo da China que está avaliando as condições fitossanitárias de produção de melão no RN e CE. A comitiva é composta por técnicos chineses, acompanhados por técnicos do Governo do RN - representado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) -, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), instituição responsável pelo monitoramento e fiscalização do controle de moscas das frutas no estado, área reconhecida como livre da praga, única no Brasil.

Resultado de imagem para Chineses visitam campos de produção de melão no RN
Técnicos visitaram várias fazendas produtoras de melão, onde viram campos de produção, manejo de pragas e doenças e irrigações. 

A visita é o acontecimento mais importante da fruticultura potiguar dos últimos anos, é a última etapa para liberação das exportações de frutas para o mercado chinês, que consume o equivalente a 420.000 ha de melão em produção própria. O Brasil será o primeiro país a ser liberado pelos chineses a exportar a fruta, que certamente serão os melões potiguares.

Os técnicos visitaram várias fazendas produtoras de melão, onde viram: campos de produção, manejo de pragas e doenças, packing houses, irrigações, entre outros. Também visitaram laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa_, e conheceram as iscas atrativas das moscas das frutas espalhadas nas fazendas e por toda região.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, esteve recepcionando os chineses junto com o presidente da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos e outros produtores de melão da região, além de técnicos da Defesa Agropecuária dos órgãos federais e estaduais, que estão acompanhando a visita até amanhã (17).

“Estamos numa grande expectativa positiva da liberação da exportação, tendo em vista o acordo assinado em novembro passado, com possíveis embarques ainda nesta safra para os chineses. Com a liberação, os produtores podem dobrar suas áreas em até três anos, isto significa 60.000 empregos para o RN. A política de incentivo e atração de empresas da governadora Fátima Bezerra está trabalhando diuturnamente para garantir mais empregos, oportunidades e desenvolvimento para nosso estado”, destacou o secretário Saldanha.

Fonte: No Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!