sábado, novembro 02, 2019

Escolas de Natal poderão ter semana de combate ao bullying e cyberbulling

O assunto é um dos mais estudados nos últimos anos por especialistas nas áreas comportamentais de crianças, jovens e adolescentes. E, tendo em vista a sua importância, o combate ao bullying e o cyberbullying deverá ganhar uma Semana de Combate à intimidação Sistemática nas escolas do Município de Natal. O Projeto de Lei que pretende criar uma semana especialmente para combater a prática na capital potiguar foi aprovado em segunda discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (31).

SALA DE AULA. FOTO: DIVULGAÇÃO/SECOM NATAL

A matéria teve proposição do vereador Chagas Catarino (PDT), subscrito pelos vereadores Carla Dickson (PROS), Cícero Martins (PSL), Ney Lopes Jr. (PSD) e Raniere Barbosa (AVANTE). “O bullying e o cyberbullying são combatidos no início da vida escolar de cada jovem, e a gente sabe muito bem que palestras e divulgações, com uma semana divulgando, se usando os professores e orientadores é possível conseguir diminuir muito essa prática tão perigosa que pode levar muitas vezes ao suicídio e à violência entre os adolescentes”, comentou o vereador Chagas Catarino.

A ação do bullying consiste em intimidar ou agredir o outro verbal ou fisicamente mais de uma vez, sozinho ou com a ajuda de outras pessoas. Segundo o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats), 70% dos alunos brasileiros já presenciaram maus tratos desse tipo alguma vez durante o período escolar. E o cyberbullying segue a mesma linha, mudando apenas o ambiente de agressão, que passa a ser a Internet, em redes sociais ou pelo celular.

Segundo a vereadora Carla Dickson, o programa de combate ao bullying já existe em Natal, mas não existia a figura do cyberbullying. “Nós sabemos que o bullying feito pela rede social é muito mais comum e danoso, por que você não mostra sua cara e fere a pessoa sem ser visto. E no caso se for um adolescente que já está inseguro, o bullying pode ser muito mais prejudicial. Então, com a semana de educação e informação nós temos o objetivo de coibir o avanço desse tipo de abuso”, relatou a vereadora.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!