quinta-feira, outubro 17, 2019

Após desabamento, Corpo de Bombeiros informa ter vistoriado mais de 4 mil prédios no RN

Na última terça-feira, 15, o desabamento de um prédio de sete andares em Fortaleza, no Ceará, gerou repercussão nacional. Um vídeo circulou na internet mostrando o que seriam os pilares de sustentação do edifício, que estavam sem revestimento e com ferros à mostra. Diante disso, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou números de vistorias em edificações apenas em 2019.

Entre janeiro e setembro deste ano, os bombeiros potiguares analisou quase 5 mil projetos de edificação e mais de 4,2 mil vistorias. Eles avaliam itens como a existência de extintores e mangueiras de incêndio, sinalização, iluminação e saídas de emergência e outros aspectos voltados para a proteção das pessoas e dos bens materiais.

Segundo o Capitão Daniel Gleidson, analista de projetos do CBMRN, os projetos devem estar de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, aprovado no RN em 2017. “Cada tipo de edificação possui exigências de segurança contra incêndio e pânico específicas que variam conforme a área construída, a altura e a destinação de uso do imóvel seja ele, por exemplo, residencial, comercial ou industrial”, explicou Gleidson.

“Os empreendimentos que estiverem de acordo com as normas recebem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) certificando que o empreendimento está de acordo com as normas de segurança”, disse o Capitão. Nos nove primeiros meses deste ano, foram emitidos 1.740 AVCBs em solo potiguar.

Estruturas montadas para shows e outros eventos também são vistoriados. Camarotes, palcos, arquibancadas e similares montados para eventos no Estado também devem ser submetidos à vistoria do Corpo de Bombeiros para receberem o Certificado de Análise, Vistoria e Liberação (CAVL). Neste ano, já foram 1.113 CAVLs emitidos no RN.

Fonte: Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!