quarta-feira, setembro 04, 2019

Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, segundo OMS

O medo extremo e irracional caracteriza um dos transtornos mais graves de ansiedade, a síndrome do pânico. Esse grande sintoma é explicado pelo psicólogo Raunny Almeida como alerta para a saúde mental. ‘‘Essas pessoas sentem ataques de medo e pânico espontâneos, repentinos e inesperados que, geralmente, são associados a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, que atingem sua intensidade máxima rapidamente’’, esclarece.

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Os dados, divulgados em 2017, revelam que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.



‘‘Durante as consultas quebramos o preconceito que existe com o tratamento das doenças na nossa cabeça. O apoio da família e amigos nesses momentos é essencial para a busca do especialista que, muitas vezes, é a última opção do paciente’’, revela o psicólogo do Hapvida Saúde.

As causas para a síndrome do pânico podem ser desde estresse acentuado, alta carga horária de trabalho a fatores genéticos e ambientais. O psicólogo ainda explica que é comum o paciente oscilar entre momentos de crise com períodos estáveis, mas ” o quadro clínico ainda inclui palpitações, tremores, falta de ar, dor no peito, tontura, calafrios e mal-estar’’.

A recomendação do psicólogo Raunny Almeida para o momento de um ataque de pânico é controlar a respiração de forma lenta. ”Hábitos saudáveis e acompanhamento com especialista é essencial, a prescrição de medicamentos só acontece após esse contato e diagnóstico realizado’’, finaliza.

Fonte: portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!