sexta-feira, julho 26, 2019

Grupo que roubou ouro em Cumbica fez família de funcionário de terminal de cargas refém antes da ação

O encarregado de despacho do terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e seus familiares foram mantidos reféns pelo grupo que efetuou um roubo milionário na tarde desta quinta-feira (25) e prestam depoimento à Polícia Civil. A família foi feita refém por volta das 17h30 de quarta-feira (24) e liberada às 15h desta quinta.

No total, dois homens, duas mulheres e quatro crianças foram mantidos reféns. A polícia acredita que os assaltantes conseguiram informações privilegiadas com eles.

O funcionário, a mãe e a sogra prestaram depoimento no Departamento de Investigações Criminais (Deic). Além deles, dois funcionários da empresa Brink's, que faz transporte de valores, e o casal dono do galpão onde os carros foram abandonados também conversaram com a polícia. Depois, mais dois funcionários do aeroporto chegaram à delegacia.

Grupo fortemente armado invade terminal de cargas de Cumbica, faz reféns e rouba ouro — Foto: Arte/G1
Grupo fortemente armado invade terminal de cargas de Cumbica, faz reféns e rouba ouro — Foto: Arte/G1

A ação
Por volta das 14h30, oito criminosos chegaram ao aeroporto em duas viaturas clonadas da Polícia Federal (PF) acompanhados do funcionário do terminal feito refém. Os investigadores esperam que os depoimentos ajudem a revelar a estratégia dos criminosos na operação.

Ao chegar ao aeroporto, um dos dois carros clonados ficou no portão, e o outro entrou no terminal de cargas. Câmeras de segurança registraram a ação: os criminosos obrigam funcionários a utilizar uma empilhadeira para colocar a carga na caçamba da caminhonete, e se atrapalham com a lona do carro.

De acordo com a GRU Airport, que administra o Aeroporto de Cumbica, os ladrões levaram 750 kg de ouro, que seriam exportados para Zurique e Nova York.

Carros usados no roubo são levados ao Deic — Foto: Abraão Cruz/TV Globo
Carros usados no roubo são levados ao Deic — Foto: Abraão Cruz/TV Globo

Investigação
A Polícia Civil passou a tarde em busca de pistas e provas contra os assaltantes. Investigadores vasculharam o armazém de exportação do terminal de cargas, enquanto o helicóptero Pelicano vistoriava rodovias e comunidades ao redor.

Por volta das 16 horas, policiais que faziam buscas na região encontraram as viaturas clonadas, que foram abandonadas no pátio de um depósito de materiais de construção no Jardim Pantanal, extremo da Zona Leste. No local, peritos colheram impressões digitais e buscaram rastros da quadrilha.


Muitos moradores se aproximaram para acompanhar os trabalhos da polícia, que usou bombas de gás para afastá-los.

Este foi o terceiro ataque a terminais de carga nos últimos quatro anos no estado de São Paulo. Em 2015, uma carga milionária de celulares e tablets foi roubada neste mesmo terminal. No ano passado, no terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, criminosos levaram US$ 5 milhões em espécie.

Grupo fortemente armado invade terminal de cargas de Cumbica, faz refém e rouba ouro de carro-forte — Foto: TV Globo/Reprodução
Grupo fortemente armado invade terminal de cargas de Cumbica, faz refém e rouba ouro de carro-forte — Foto: TV Globo/Reprodução

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!