sábado, abril 13, 2019

'Estamos profundamente preocupados', diz Museu de Nova York sobre homenagem a Bolsonaro marcada para sua sede

Resultado de imagem para 'Estamos profundamente preocupados', diz Museu de Nova York sobre homenagem a Bolsonaro marcada para sua sede

O Museu de História Natural de Nova York informou em uma rede social nesta sexta-feira (12) que está “profundamente preocupado” com uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro que está marcada para acontecer na sua sede.

O jantar de gala que entrega o prêmio de personalidade do ano da Chamber of Commerce Brazilian-American (Câmara de Comércio Brasileira-Americana) está marcado para 14 de maio. Porém, segundo o museu, o agendamento foi feito antes de as personalidades serem escolhidas.

“O evento privado, externo, no qual o presidente do Brasil será homenageado foi reservado no museu antes que o homenageado estivesse definido. Estamos muito preocupados e estamos estudando nossas opções”, afirmou no Twitter.

"O evento, de nenhuma maneira, reflete a posição do museu que há uma necessidade urgente de conservar a Amazônia, que tem profundas implicações para a diversidade biológica, as comunidades indígenas, mudança climática e o futuro da saúde do nosso planeta", adicionou, em nota, a instituição.

Em seu site, a Câmara publicou uma breve biografia do presidente brasileiro, em que diz que, durante seus sete mandatos consecutivos como deputado federal, Bolsonaro “enfatizou a importância dos valores cristãos e da família". O texto também menciona que ele foi eleito com 57 milhões de votos.

Em nota, a Câmara confirmou a entrega do prêmio e afirmou que "a relevância da premiação não tem relação com o local onde é entregue, mas sim com os atributos de quem recebe tão distinta honraria".


Segundo o porta-voz da presidência, Bolsonaro se sentiu honrado com a escolha de seu nome. "Os aspectos administrativos relativos à realização da premiação fogem da alçada dos homenageados, não é o caso especificamente do presidente. Foge da alçada dos homenageados", de acordo com a assessoria.

Críticas do prefeito
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, comentou o caso em entrevista ao programa Brian Lehrer Show, da emissora de rádio WNYC. Ele fez pesadas críticas a posições de Bolsonaro, apontando que considera o presidente brasileiro a pessoa com maior capacidade de impactar o que acontece com a Amazônia.

A assessoria da presidência brasileira diz que Bolsonaro "não comentará nenhuma fala de qualquer que seja a autoridade que não lhe tenha sido dirigida diretamente".

A personalidade americana a ser homenageada ainda não foi divulgada.

O evento acontece anualmente desde 1970 e já premiou em outras edições os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. Em 2018, os homenageados foram o juiz Sergio Moro e empresário americano Michael R. Bloomberg.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!