domingo, abril 07, 2019

Adolescente de 14 anos comemora decisão definitiva para continuar na faculdade: 'Estava na expectativa'

O adolescente Enzo Grechi de Carli , de 14 anos, que passou no vestibular e conseguiu a decisão definitiva na Justiça para continuar frequentando a faculdade ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio diz que estava ansioso para saber se realmente continuaria cursando automação industrial na Fatec de Tatuí (SP).

Estudante de 14 anos cursa graduação de automação industrial em faculdade de Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM
Estudante de 14 anos cursa graduação de automação industrial em faculdade de Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Para ele, a decisão foi um alívio e garante com que tenha novos aprendizados.

"Eu estava na expectativa e bastante esperançoso. Porque, no meu ponto de vista, não percebo tanta diferença entre a escola e a faculdade", afirma.
Enzo passou na 14ª colocação no vestibular em julho de 2018 e, em seguida, a família entrou na Justiça para garantir que o adolescente realizasse o curso superior.

Com uma liminar, ele foi autorizado a fazer a graduação, mas somente a decisão definitiva da Justiça garantiu a permanência dele Fatec.

Enzo afirma que mesmo com a diferença de idade, foi muito bem recebido pelos alunos e pela faculdade.

"Fui super bem recebido e converso bastante com meus colegas da escola e da faculdade. Já estou em época de provas e elas têm sido tranquilas. Tenho uma facilidade maior para entender o conteúdo e estou me dando super bem", diz.

Estudante conseguiu decisão da Justiça para cursar faculdade em Tatuí  — Foto: Reprodução/TV TEM
Estudante conseguiu decisão da Justiça para cursar faculdade em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Ao G1, Enzo disse que também está gostando do curso mas que, futuramente, pretende realizar graduações em outras áreas, como a biológica.


"Eu pretendo mudar de área mais para a frente. Estava pensando em seguir para biológicas, fazer bioquímica. Mas ainda tenho bastante tempo para decidir", explica.

'Superdotado'

Aluno de 14 anos passa em vestibular de faculdade em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM
Aluno de 14 anos passa em vestibular de faculdade em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Segundo a mãe de Enzo, Fabiana de Cásia Grechi de Carli, a família está feliz com a notícia e já tinha expectativa que o filho conseguisse a decisão definitiva.

"Confiante nunca estávamos, mas sabíamos que ele tinha capacidade para conseguir. Ele sempre foi meio diferente, mas nunca comparei pois cada criança é única", afirma.

Na decisão, o juiz Marcelo Nalesso Salmaso alegou que uma avaliação psicológica foi realizada pela equipe técnica e ela apontou que o "curso superior em automação realizado na Fatec parece estar sendo importante para motivá-lo, estimular seu potencial criativo, e preencher lacunas educacionais existentes no ensino regular para adolescentes com altas habilidades."

Segundo a mãe, Enzo passou por diversas avaliações neurológicas, psicológicas e neuropsicológicas durante o processo, que constatou a superdotação do menino.

"[O processo] foi bem longo. Ele fez acompanhamento para avaliar a capacidade cognitiva. A lei assiste por conta da superdotação, mas ele continua cursando o ensino regular", diz.

'Bastante esperançoso', diz jovem de 14 anos que conseguiu decisão definitiva para frequentar faculdade em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM
'Bastante esperançoso', diz jovem de 14 anos que conseguiu decisão definitiva para frequentar faculdade em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

A advogada Cláudia Hakim, que é especialista em superdotação, contou ao G1 que o processo durou aproximadamente oito meses e que inicialmente havia realizado um pedido de liminar para que o juiz avaliasse.

“Foi relativamente rápido. Ele passou por perícia judicial, a pedido da faculdade, com uma psicóloga nomeada pelo juiz para avaliar a maturidade. Ele está bem inserido socialmente e foi provado por laudos atestando que ele tem um QI de superdotado. A lei prevê uma educação especial para alunos com esse perfil”, conta.

Ainda segundo a advogada, a decisão judicial ainda cabe recurso da faculdade, porém o Ministério Público e o juiz foram favoráveis à matrícula do rapaz.

“Alunos superdotados da rede de SP não tem para onde correr. Esse foi um caso inédito. Ele foi bem atendido e recebido. Nem todo mundo se encaixa de forma igual”, explica.

Adolescente de 14 anos que passou em vestibular consegue decisão definitiva para continuar graduação em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM
Adolescente de 14 anos que passou em vestibular consegue decisão definitiva para continuar graduação em Tatuí — Foto: Reprodução/TV TEM

Fnte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!