quarta-feira, abril 03, 2019

A batalha contra a hanseníase no RN


A hanseníase é uma infecção causada por uma bactéria que é transmitida por meio das vias aéreas, como tosse e gotículas de saliva, por meio de um contato próximo e prolongado de uma pessoa doente sem tratamento para outra. A doença é uma das mais antigas do mundo, e ainda hoje, acomete cerca de 150 países, entre eles o Brasil.

Apesar da luta contra a doença enfrentar inúmeros desafios, os avanços da medicina e a intensificação de ações estratégicas implementadas já melhoraram em muito a vida de pacientes que são diagnosticados com a doença.

Atualmente, a hanseníase tem tratamento e cura. Infelizmente, na época em que o pedreiro aposentado Francisco Inácio Bezerra, de 77 anos, morador de Macaíba, foi infectado pela bactéria, a realidade era outra. Ele lembra da falta de tratamento e do isolamento que enfrentou com o pai, a mãe e os cinco irmãos.

“Quem primeiro teve foi meu pai. O médico descobriu e aí e disse ‘isso aí é hanseníase e você vai ter que ser internado no leprosário’. E na época não tinha tratamento para gente ficar bom, a gente só controlava. Aí foi uma situação tão difícil para nós, as pessoas ficavam discriminando a gente… E um pouco depois eu adoeci. Aí já tinha remédio. Eu tomei o medicamento, me curei, mas já estava muito aprofundada a doença, aí ficaram as sequelas nas mãos”.

Fonte: Portal no AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!