sexta-feira, março 01, 2019

Carnaval 2019: Secretaria Municipal de Saúde do Município de Itaú-RN orienta jovens e adolescentes através de palestra


Paralelamente a blitz que acontecia no centro da Cidade de Itaú-RN, a Secretaria Municipal de Saúde realizava uma palestra sobre os "Direitos Sexuais e os Direitos Reprodutivos" na manhã desta sexta-feira, 01 de março de 2019, na Escola Estadual Francisco de Assis Pinheiro.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Janeuma Kelly auxiliada pela Técnica de enfermagem Juliana Fernandes e pelos agentes comunitários de saúde Eduardo Tarciano e Leonaide Martins da equipe PSF 3 e a Secretária da Mulher, Francisca das Chagas. 

O objetivo da ação foi acender o alerta nos jovens e adolescentes em relação a preservação sexual no carnaval 2019, tendo em vista o avanço das doenças sexualmente transmissíveis (DST's). A enfermeira envolveu os alunos no discurso tentando arrancar as informações que eles obtinham, para na oportunidade reavivar e ao mesmo tempo, fazer com que os estudantes fiquem atentos aos cuidados em relação ao sexo seguro.






A equipe apresentou o kit dos direitos sexuais e reprodutivos, fazendo demonstrações de como manter uma relação sexual segura, em seguida passou um vídeo do Ministério da Saúde sobre o tema abordado para reforçar as informações, encerando respondendo perguntas dos alunos.

De acordo com matéria veiculada nos meios de comunicação pela Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte nesta semana, só no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou 169 casos de pessoas diagnosticadas com o vírus da Aids. Os dados são do último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. As notificações foram as mais baixas desde 2013, quando o estado registrou 113 pessoas infectadas. Então para quem quer curtir a folia do carnaval neste ano, precisa se prevenir contra o HIV ficando atento.

Para o carnaval deste ano, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte disponibilizou mais de 768 mil preservativos para a população. Vale dizer que os homens representam 73% dos novos casos de HIV no País e um quinto dos novos casos são em jovens entre 15 e 24 anos. Por isso mesmo, é preciso ficar muito atento. Para isso, a orientação é simples: pare, pense e use camisinha.






























Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!