quinta-feira, janeiro 10, 2019

No RN, Ministério Público pede suspensão imediata da cobrança da Taxa dos Bombeiros pelo Detran

Resultado de imagem para No RN, Ministério Público pede suspensão imediata da cobrança da Taxa dos Bombeiros pelo Detran

O Ministério Público do Rio Grande do Norte entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e está pedindo a imediata suspensão da cobrança da chamada ‘Taxa dos Bombeiros’, novo imposto vinculado ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A nova taxa (que custa R$ 25 para carros e caminhões e R$ 15 para motos) está sendo cobrada no momento do pagamento do IPVA 2019.

A nova taxa visa cobrir os custos da prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento em imóveis localizados no Rio Grande do Norte e em veículos nele licenciados. Porém, segundo o MP, tais serviços nunca poderiam constituir objeto de taxa, pois são inerentes à segurança pública estadual.

Conforme a ação, o custeio deve ser arcado com recursos provenientes dos impostos, “visto que são colocados à disposição, indistintamente, de toda a coletividade, e não por taxas, na exata medida em que estas somente podem ser instituídas em razão do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição”, diz o texto.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!