quarta-feira, janeiro 16, 2019

Eldorado, SP, registra duas mortes por suspeita de febre amarela e mais de 20 macacos mortos

Dois homens morreram com suspeita de febre amarela em Eldorado, no interior de São Paulo, apenas no mês de janeiro. Além das mortes, seis pessoas estão internadas com suspeita de estarem com a doença. Segundo a Vigilância Sanitária de Eldorado, mais de 20 macacos foram encontrados mortos recentemente na cidade.

Entrada da cidade de Eldorado Paulista, no interior de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/G1
Entrada da cidade de Eldorado Paulista, no interior de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/G1

Os dois homens que morreram moravam no Quilombo Sapatu, na zona rural de Eldorado. Um deles faleceu no começo de janeiro e o outro no último domingo (13). Eles tiveram os mesmos sintomas e, após serem atendidos na rede municipal de saúde, foram internados no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB), de Pariquera–Açu.

A avaliação clínica aponta que os dois tiveram febre amarela, porém, somente um exame avaliado pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, poderá revelar se eles tiveram mesmo a doença. Outras seis pessoas foram encaminhadas para o mesmo Hospital, segundo a Vigilância Sanitária de Eldorado.

O G1 entrou em contato com a assessoria do Hospital, que disse que somente a Secretaria de Saúde do Estado pode confirmar os casos suspeitos. Já a Secretaria não posicionou sobre os casos até a publicação desta reportagem.

Macaco morto é encontrado em Eldorado, SP — Foto: Adilson Oliveira
Macaco morto é encontrado em Eldorado, SP — Foto: Adilson Oliveira

Macacos mortos
Os primeiros macacos mortos começaram a aparecer no mês de outubro, na zona rural de Eldorado. Em dezembro, houve um aumento significativo das mortes. "Tivemos cerca de 20 macacos mortos na zona rural e, em especial, nas areas de quilombos. Em dezembro e janeiro, essa situação se intensificou mais. Os relatos é que cinco foram encontrados na última semana", diz Ataíde dos Santos de Almeida, coordenador da Vigilância de Sanitária de Eldorado.

Porém, segundo Almeida, não é possível confirmar se esses animais estavam com febre amarela, já que isso somente seria possível por meio de um exame feito a partir do corpo do animal. A maioria dos macacos mortos são encontrados em leitos de rios e são levados pela correnteza. "A gente não está conseguindo coletar as vísceras dos animais para os exames. Os animais que encontramos estavam sem condições para coleta", disse.

A Vigilância Sanitária de Iporanga, cidade vizinha, também emitiu um comunicado, nas redes sociais, na última sexta-feira (11). Segundo a administração municipal, foram registradas mortes de macacos nos bairros Nhungara e Jurumirim.

Assim como em Eldorado, não há a confirmação de que os animais estavam com febre amarela. Equipes da Sucen estiveram no bairro Nhungara, mas também não conseguiram coletar o material devido ao estado de decomposição dos animais. Na semana passada, a Sucen esteve novamente nos bairros para realizar a busca e conversar com os moradores que encontraram os macacos.

O Secretário de Saúde de Iporanga, Ranulfo Julio Mariano Pereira, garantiu que não há ninguém internado na cidade com a doença. "Temos casos suspeitos, mas não tivemos nenhum caso confirmado e não tem ninguém internado. A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) já veio verificar e falar com os moradores e devem vir de novo", explica.

Vacinação
Devido a grande quantidade de macacos mortos e os casos suspeitos de febre amarela, a Vigilância Sanitária de Eldorado intensificou os trabalhos de prevenção e orientação. Muitas pessoas, principalmente que vivem na zona rural, não foram vacinadas durante a campanha.

"O trabalho é estar fazendo o reforço da vacinação. Durante a campanha, houve muita recusa e, automaticamente, muitas pessoas não foram vacinadas. As equipes estão na zona rural dando vacina em todos. Além disso, estamos disponibilizando, também na zona urbana, a vacina da febre amarela. Quem puder procurar, é só trazer o documento na unidade de saúde", explica Almeida.


Em Iporanga, a Vigilância Sanitária emitiu um novo comunicado, nesta segunda-feira, informando que as equipes estarão nos bairros Nhungara Castelhanos e Jurimirm, a partir desta terça-feira (15), realizando a vacinação em todos os moradores. As equipes irão realizar o serviço de casa em casa. Além disso, a Vigilância alertou os turistas. Todos que forem para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) devem tomar a vacina contra a febre amarela 10 dias antes.

Febre amarela: vacina está disponível em todos os postos de Saúde da capital — Foto: Divulgação
Febre amarela: vacina está disponível em todos os postos de Saúde da capital — Foto: Divulgação

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!