domingo, julho 22, 2018

Regiões do Nordeste tiveram má distribuição de chuva

Resultado de imagem para Regiões do Nordeste tiveram má distribuição de chuva

Choveu mais este ano no Nordeste, mas as chuvas foram mal distribuídas, trazendo problemas para os agricultores. O Globo Rural mostrou a situação em Alagoas e no Ceará. A agricultora Divalci Lopes Martins terá que gastar dinheiro comprando ração para os animais. “Esse pasto era para estar com a terra coberta. Se tivesse havido inverno, a pastagem estava grande”.

A propriedade dela tem localização privilegiada: vizinha ao Castanhão, maior e principal açude do Ceará, em Nova Jaguaribara. O reservatório saiu do período de chuva, que ficou dentro da média histórica, com quatro vezes mais capacidade. O problema é que estava com nível muito baixo depois de seis anos seguidos de seca e fica numa das regiões onde choveu menos no estado.

Tão rápido quanto o aporte de água é a perda fora do período de chuva. Se durante ele, o nível do açude subiu 11,90 metros, desde que a chuva parou, ele já perdeu, em média, um centímetro e meio por dia.

Em média, os 155 açudes monitorados no Ceará estão com 3% da capacidade, apesar da quantidade geral de chuva deste ano ter sido a melhor desde 2011.

No sertão de Alagoas as chuvas não foram suficientes para garantir uma boa safra na agricultura. Em Major Isidoro, na plantação de Ana Lúcia Bernardes, faltou chuva no período de desenvolvimento da lavoura.

No município de Maravilha também faltou chuva. Mesmo assim, teve agricultor que arou a terra. A expectativa é que comece a chover a qualquer momento para que o plantio comece.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!