terça-feira, junho 19, 2018

Vídeo de torcedores brasileiros na Rússia causa polêmica, vergonha e revolta


Um vídeo em que aparece um grupo de torcedores do Brasil na Rússia está provocando polêmica nas redes sociais. Nas imagens, pelo menos quatro brasileiros, todos vestidos com a camisa da Seleção, aparecem ao lado de uma mulher estrangeira e entoam palavras de baixo calão, incitando-a a repeti-las. Sem ter ideia do significado do que é induzida a falar, a mulher entra no que, para ela, parece uma brincadeira de torcida. Um dos integrantes do grupo é o ex-secretário de Turismo de Ipojuca (Litoral Sul de Pernambuco) e advogado, Diego Valença Jatobá, à época filiado ao PSB. Em 2000, Diego, que tem 43 anos, se candidatou a vereador do Recife, pelo PSL, e ficou na suplência, com 1.073 votos.

Pelo Twitter, o comentarista do Esporte Interativo Bruno Formiga repostou o vídeo e o classificou como constrangedor. “Que vídeo patético e vergonhoso. Gostaria de saber se aquele discurso ‘e se fosse com a sua filha ou sua mãe’ vale agora ou apenas quando o assunto é segurança pública?”, escreveu ele. Nos comentários do post, que recebeu mais de 1,4 mil curtidas, vários seguidores do comentarista endossaram sua posição. Em um deles, um usuário da rede social identificado como Leo Gattoni, ratifica a crítica: “Não vi graça nenhuma nisso também. Está mais para assédio do que para brincadeira. Aliás, confundir brincadeira com assédio é fácil demais”, defendeu.

Outro texto de crítica ao vídeo, postado no perfil de um usuário do Facebook identificado como Cristiano Santos, já contava com mais de oito mil compartilhamento s e 13 mil curtidas na manhã desse domingo (17). No comentário, Cristiano lembra que o Brasil é o quarto país em números de feminicídios no mundo e que as estatísticas brasileiras apontam para cinco estupros por hora. “Machismo tem que ser exterminado. Esse tipo de coisa não é engraçada. Esse tipo de coisa reforça estereótipos que são as bases do machismo sendo por sua vez a causa das mortes e estupros que vemos todo santo dia. Esse tipo de coisa tem que ser repreendida”, escreveu ele.

Não é a primeira vez que Diego Jatobá, cuja atuação como Secretário de Turismo se deu durante a gestão do ex-prefeito da Ipojuca Pedro Serafim (PDT), se envolve em uma polêmica nas redes sociais. Em 2013, uma foto publicada no seu perfil pessoal em que ele aparece segurando um maço de dólares virou alvo de críticas no Facebook e no Twitter. Na época, Diego se defendeu afirmando que a imagem era apenas uma brincadeira de amigos dentro de uma casa de câmbio.

O OP9 tentou entrar em contato com Diego Jatobá, mas não obteve retorno até o fim da manhã desse domingo. Já o PSB informou que Diego está com a filiação suspensa porque ele não teria feito o recadastramento obrigatório, conforme nova resolução do estatuto partidário, aprovada em 2016.

Projeto Mete a Colher classifica atitude dos brasileiros como vergonha

A rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica Mete a Colher se posicionou sobre o vídeo em sua página no Instagram e classificou a atitude dos participantes como uma vergonha. Para o coletivo, os brasileiros estão longe de conquistar qualquer campeonato quando nem sequer conseguem respeitar uma mulher.

No texto, as responsáveis pelo coletivo escreveram: “O torcedor brasileiro está longe de respeitar a mulher no quesito futebol. No ano em que estamos cada vez mais lutando contra a violência e assédio que sofremos diariamente, uma dúzia de brasileiros engana uma mulher, que não entende a língua portuguesa, e comete uma atitude que envergonha a todas e todos os demais brasileiros, além de praticar um ato de assédio. Ah, um deles é um político pernambucano. Vergonha!”.

Fonte: OP9- PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!