terça-feira, junho 05, 2018

Facebook e Google são processados por violar lei eleitoral no estado de Washington, nos EUA

Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante audiência na Câmara dos Deputados dos EUA. A empresa, assim como o Google, está sendo processada por violar uma lei eleitoral no estado de Washington (Foto: Leah Millis/Reuters)
Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante audiência na Câmara dos Deputados dos EUA. A empresa, assim como o Google, está sendo processada por violar uma lei eleitoral no estado de Washington (Foto: Leah Millis/Reuters)

O Facebook e a Alphabet Inc, dona do Google, estão sendo processados pelo estado de Washington, nos Estados Unidos, por descumprir uma lei eleitoral estadual. Em um comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira (4), a Procuradoria de Washington anunciou que "o Facebook e o Google falharam em manter informações obrigatórias sobre anúncios políticos do estado de Washington em suas plataformas online desde 2013".

Segundo a Procuradoria, as leis sobre financiamento de campanhas no estado exigem que os anunciantes que vendem publicidade política mantenham informações sobre quem pagou pelo anúncio. Eles também precisam garantir que essa informação esteja disponível ao público.

Documentos da Comissão de Divulgação Pública do estado mostram que, "na última década, candidatos e comitês políticos de Washington registraram US$ 3,4 milhões [cerca de R$ 12 milhões] em pagamentos ao Facebook, e US$ 1,5 milhão [cerca de R$ 4 milhões] ao Google relativos a anúncios".

De acordo com Bob Ferguson, o Procurador Geral de Washington, "as leis de divulgação de publicidade política de Washington se aplicam a todos, quer você seja um jornal de uma cidade pequena ou uma grande corporação".

Ele também afirmou que a população do estado tem "o direito de saber quem está pagando pelos anúncios políticos que vê".

O comunicado diz ainda que, além de não deixar as informações visíveis ao público, também não responderam a pedidos diretos feitos em uma carta a ambas as empresas, e não obtiveram nem guardaram todas as informações exigidas aos anunciantes de campanha, incluindo os nomes e endereços de todas as pessoas de quem eles receberam anúncios, o total dos custos ou o método de pagamento.

Resposta do Facebook
Segundo a agência de notícias Reuters, o Diretor de Gestão de Produtos do Facebook, Rob Leathern, afirmou em um comunicado que o processo judicial sobre financiamento de campanha "levantou questões importantes", que a empresa criou voluntariamente uma ferramenta para exigir anúncios eleitorais e que "está ansiosa para resolver o processo no estado de Washington rapidamente".

Fonte: G1

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