terça-feira, janeiro 02, 2018

Síria contabiliza 1.939 mortes em dezembro, mês menos sangrento de 2017

As ambulâncias do Crescente Vermelho sírio fazem fila para transportar pacientes durante uma operação de evacuação coordenada com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Douma, na região Ghouta do leste rebelde, na Síria, nesta quarta (27) (Foto: Abdullah Hammam/AFP)

Pelo menos 1.939 pessoas, 700 delas civis, morreram em dezembro deste ano na guerra na Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que ressaltou que este é o número mais baixo de mortos em um mês em 2017, segundo seus cálculos.

A ONG, com sede em Londres e que conta com uma rede de voluntários em todo o país, acrescentou que mais de 65% das vítimas civis morreram em bombardeios aéreos lançados por "aviões do regime sírio e da Rússia" contra várias áreas do país.

O Observatório detalhou em um comunicado que 178 dos mortos em dezembro eram menores de idade e que 130 eram mulheres.

Do total de civis, 66 morreram em ataques de artilharia, mísseis e projéteis das forças leais a Damasco. Outras 47 pessoas perderam a vida em ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Além disso, cinco pessoas foram executadas extrajudicialmente pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e 22 morreram em explosões de carros-bomba e cargas explosivas.

Por outra parte, a ONG indica que em dezembro morreram 191 combatentes das forças do presidente sírio, Bashar al Assad, e 235 sírios de distintas forças e milícias pró-governamentais. Também morreram 13 combatentes do grupo xiita libanês Hezbollah e outros 79 de diferentes nacionalidades.

O Observatório cifrou ainda em 307 o número de mortos entre combatentes do EI, da ex-filial da Al Qaeda na Síria e outras fações islamitas, e em 406 os membros de fações rebeldes e das Forças da Síria Democrática (FSD) - aliança liderada por milícias curdas - e outros movimentos que também morreram em combates.

Em setembro deste ano, pelo menos 3.055 pessoas morreram na guerra na Síria, e, segundo o Observatório, esse foi o mês com a cifra mais alta de mortes em 2017.

A Síria sofre desde março de 2011 um conflito que deixou mais de 320.000 mortos, segundo a contagem da ONG.

Sírios caminham sobre os destroços de mercado em Atareb, na Síria.  (Foto: Thiqa News via AP)
Sírios caminham sobre os destroços de mercado em Atareb, na Síria. (Foto: Thiqa News via AP)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!