sábado, janeiro 20, 2018

Fla, Flu e Botafogo dizem que vão romper com torcidas organizadas

Um encontro para combater a violência nos estádios do Rio de Janeiro. E as autoridades responsáveis decidiram com os clubes, em encontro realizado na tarde desta sexta-feira, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que tudo passa por um basta na relação com torcidas organizadas. Flamengo, Fluminense e Botafogo se comprometeram verbalmente a romper relação com estes torcedores. Por questões eleitorais, o Vasco não enviou representantes.

As medidas determinadas são para jogos de grande apelo durante todo o ano de 2018, não somente clássicos cariocas. A partir das decisões, será redigido pelo Ministério Público um documento para que o acordo seja firmado na próxima semana. Estiveram presentes, além dos clubes e da Ferj, representantes do MP, Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Desportiva, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, CBF, Maracanã, Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)
Reunião na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota / GloboEsporte.com)

Decisões tomadas no encontro:

Compromisso de ruptura total de relações com torcidas organizadas.
Confinamento das organizadas em setor específico dos estádios.
Horário para entrada e saída dos torcedores organizados.
Exigência de cadastro individual de torcedores organizados no Gepe
Isolamento do entorno dos estádios e vias públicas, com entrada mediante ingresso e cadastramento.
Após o documento firmado, o TJD e o STJD entram em ação determinando sanções para os clubes que não cumprirem o combinado. De acordo com Mauro Martins, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, é essencial que existam ações para coibir a violência nos estádios e em seu entorno.

- São medidas fundamentais para que as cenas que ocorreram recentemente não se repitam. As organizadas devem ter local específico, com horário para entrada e saída dos estádios. Devem estar separadas dos demais torcedores.


Segundo ele, outra questão necessária para o sucesso das ações está diretamente relacionada ao fim da relação entre os clubes e as torcidas organizadas.

- Esse é um ponto fundamental para resolvermos o problema. Em um primeiro momento, houve resistência, mas em seguida houve acordo.

Na próxima semana, o Gepe iniciará a vistoria nos estádios para determinar os setores de confinamento das organizadas. O órgão será também responsável pelo cadastramento dos torcedores, que é cerca de 700 pessoas.

Fonte: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!