quarta-feira, setembro 13, 2017

Polícia Federal deflagra ação em 5 cidades para combater o contrabando de cigarros, anabolizantes e eletrônicos

O delegado da Polícia Federal em Araraquara (SP) Adriano Rodrigues Junqueira disse que a Operação Saturnismo, planejada para desarticular uma quadrilha especializada no contrabando de cigarros e anabolizantes e no desvio de eletrônicos, foi um sucesso. Até as 12h desta quarta-feira (13), 18 pessoas já estavam presas, entre elas um policial militar rodoviário.
A ação, que contou com o apoio da Receita Federal e cerca de 100 policiais, cumpriu mandados em Araraquara, Matão, São Carlos, Campo Mourão (PR) e Maringá (PR).
“O porte da organização criminal é contrabando de cigarros, mas a gente detectou também o crime de descaminho, ou seja, traziam para o Brasil eletrônicos e anabolizantes para a região”, disse o delegado.
Em relação ao policial preso, o delegado da PF informou que a ocorrência estava em andamento e que não poderia passar mais informações sobre o caso.
Uma parte da mercadoria apreendida é separada na delegacia da PF em Araraquara, enquanto a outra parte foi encaminhada para a Receita Federal. “Vai passar por uma análise de todo o material apreendido durante as buscas".

Mercadorias estão sendo separadas na sede da PF em Araraquara (Foto: A Cidade On/Araraquara)
Mercadorias estão sendo separadas na sede da PF em Araraquara (Foto: A Cidade On/Araraquara)

Esquema
Segundo a PF, os cigarros e as mercadorias eram trazidos do Paraguai, ficavam temporariamente armazenados em galpões, imóveis alugados ou mesmo nas residências dos membros da organização criminosa, e depois eram entregues aos comerciantes receptadores.
Vem dessa origem o nome da operação. Estudos indicaram que os cigarros de origem paraguaia possuem alta concentração de chumbo, e saturnismo é o nome dado à intoxicação por esse elemento.
Penalidades
A Justiça Federal de Araraquara determinou o bloqueio das contas bancárias e a indisponibilidade de bens, imóveis e veículos de investigados envolvidos nas ações criminosas.
Se comprovados os crimes, os suspeitos responderão por importação, armazenamento e venda de produtos falsificados; facilitação de contrabando; importação de mercadoria proibida; e organização criminosa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!