domingo, março 05, 2017

Uber utiliza programa secreto para se esconder do governo

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/De acordo com o The New York Times, o Uber possui um programa secreto chamado “Greyball” que tem a capacidade de esconder motoristas do app de autoridades
governamentais. Isso acontece porque, em muitas regiões do mundo, existem regiões nas quais a Uber é proibida de operar por causa de regulamentações locais.

O NYT afirma que o programa Greyball ainda é utilizada pela equipe da Uber. Na visão da empresa, esse programa serve para impedir que pessoas utilizem o serviço de transporte privado de maneira indevida. Ou seja: pessoas que se cadastram na Uber como motorista e violam termos de serviço para causar problemas ao aplicativo e favorecer outros.

“Quando o Uber começa as operações em nova cidade, onde as operações ainda não são claramente legais, a companhia seleciona um executivo para ficar a cargo do programa Greyball”, nota o NYT. “Essa pessoa tem o poder de desenhar um perímetro entorno de agências reguladoras, e observar usuários que abrem e fecham o app com frequência”.

Para a equipe da Uber, uma atividade de usuário mostrando que ele abre e fecha o aplicativo constantemente pode indicar que é alguma autoridade observando a empresa.

O Greyball, segundo o relato, vai mais longe: ele checa as informações do cartão de crédito do usuário para ver se elas batem com alguma cooperativa de crédito governamental ou policial — e celulares muito baratos também entram na vigilância do Greybal, afinal, as autoridades não costumam utilizar aparelhos como iPhone 7 ou Galaxy S7 Edge para realizar operações.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!