terça-feira, maio 03, 2016

Recife registra segunda morte com suspeita de meningite este ano

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Uma criança de seis anos, que estava internada com suspeita de meningite meningocócica, morreu no Hospital Correia Picanço, na Zona Norte do Recife. Ela deu
internada na unidade de saúde na quinta-feira (28) e veio a óbito na madrugada da sexta-feira (29). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) só divulgou o caso no início da tarde desta terça-feira (3).

Ainda segundo a pasta, uma investigação para confirmar a causa da morte já foi iniciada. Amostras da criança foram coletadas e encaminhadas para o laboratório. A secretaria não informou um prazo para a divulgação do resultado. 

Esta é a segunda morte com suspeita de ter relação com a doença. Em abril, um menino de 11 anos teve morte cerebral. Ele estava internado na mesma unidade de saúde com suspeita de meningite pneumocócica. A escola particular onde ele estudava chegou a suspender as aulas.

Em 2016, até o dia 23 de abril, foram notificados 22 casos de doença meningocócica, sendo três confirmados. Em No mesmo período, em 2015, foram notificados 20 casos, confirmados 10, com uma morte registrada.

A doença
A doença afeta a meninge, uma membrana que reveste todo o sistema nervoso central. O contágio se dá pelo contato íntimo, normalmente entre pessoas que vivem na mesma casa ou têm proximidade. Gotículas também podem transmitir a doença, de forma que um espirro, vômito ou secreções respiratórias podem ser perigosas. O diagnóstico é a parte mais complicada, porque se confunde com diversas outras doenças.
Pacientes com meningite tanto bacteriana como viral costumam sentir febre, dor de cabeça e vômito. O diagnóstico é feito através de uma análise do líquido que reveste a membrana do sistema nervoso. A meningite viral normalmente se resolve de forma espontânea e o paciente fica apto para voltar às atividades regulares em cerca de uma semana. A pessoa com meningite bacteriana, no entanto, precisa ser internada.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!