segunda-feira, fevereiro 01, 2016

800 mil preservativos serão distribuídos durante o período de Carnaval no RN

OMS recomendou o uso dos medicamentos antirretrovirais juntamento ao uso do preservativo (Foto: Elza Fiúza/ABr)Na folia dos blocos de rua, dos trios e dos palcos, não é difícil encontrar alguém e ter uma relação. Por esse motivo, o Governo do Rio Grande do Norte irá distribuir em todo o
Estado 800 mil preservativos. A medida tem como principal objetivo coibir a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DST), especialmente o HIV.

O número de casos de pessoas portadoras da AIDS está cada vez maior no Estado. Apenas de janeiro de 2000 a junho de 2015, o Rio Grande do Norte constatou 4.929 casos de AIDS em adultos. Desse número, 3.343 (67,8%) dos portadores da doença são homens e 1.586 (32,2%) são mulheres.

De acordo com a responsável técnica do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais, Sônia Cristina Lins, o aumento do número de casos se deve as novas políticas de prevenção e diagnóstico.

“Ainda existe um número significativo de pessoas que desconhecem o seu estado sorológico. À medida que elas vão fazendo o teste, os números vão aumento”, explicou.

Uma vez que existe um grande número de pessoas portadoras do vírus HVI ou da AIDS, o Governo irá distribuir 800 mil preservativos aos municípios. A ação faz parte da campanha do Ministério Público “Deixe a Camisinha Entrar na Festa”. Somente em Natal, 100 mil camisinhas serão distribuídas.

Sou Parceiro da Saúde

Natal e região metropolitana concentra o maior número de pessoas portadoras da AIDS. Do total do número de infectados no Rio Grande do Norte, apenas em 2014, a taxa de incidência na grande Natal estava em 26,4%. De janeiro a junho de 2015, a taxa de incidência da doença era 8,58%.

Para evitar a propagação do vírus HVI no carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá realizar a campanha “Sou parceiro da saúde”. A ação tem como objetivo distribuir preservativos gratuitamente em estabelecimentos comerciais.

De acordo com a chefe do setor de Promoção da Saúde da SMS, Vanessa Lucena, comerciantes com estabelecimentos localizados nos arredores dos polos de carnaval receberão um kit folião.

“Os kits serão distribuídas nos estabelecimentos de empresas concentradas nos polos da Redinha e Ponta Negra. No kit, haverá um porta-camisinha, um preservativo e um folder informativo sobre prevenção”, explicou.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!