sexta-feira, janeiro 29, 2016

Túnel de 20 m em presídio no AM é achado com ventilador e iluminação

Túnel foi encontrado ao lado de cama em presídio no AM (Foto: Divulgação/Seap)Um túnel de aproximadamente 20 metros foi encontrado nesta quinta-feira (28), em um pavilhão no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 4 da BR-174, que liga Manaus a Boa
Vista (RR). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), cerca de 329 detentos deveriam efetuar fuga no próximo fim de semana. Segundo o titular da Seap (em vídeo acima), o túnel tinha sistema de iluminação e ventiladores.

Segundo o secretario da Seap, Pedro Florêncio, a secretaria recebeu uma denúncia sobre uma possível fuga dos detentos do pavilhão 3. O túnel foi encontrado na cela 8 do pavilhão.

“Nosso departamento de inteligência esteve trabalhando nessa investigação e nessa semana nós conseguimos direcionamento para o Compaj, e os próprios presos deram indicação para qual pavilhão nós iríamos encontrar esse túnel. Nós tentamos fazer uma revista na segunda-feira [25] e eles colocaram dificuldade para a gente entrar no pavilhão três, e aí esse foi o direcionamento”, afirmou.

Ainda segundo a secretaria, 23 presos compunham a cela inicialmente adequada para oito pessoas. Na manhã desta quinta, policiais encontraram o túnel próximo a cama de um dos presos. No local, uma tampa de ferro cobria a entrada do buraco.

De acordo com Florêncio, túnel tinha aproximadamente 20 metros de comprimento e terminava em uma rede de esgoto, localizada no lado de fora da penitenciária. “Era grande, o túnel tinha mais de 1m² de diâmetro. Passa uma pessoa agachada com  facilidade. Tava com escoras, tava com iluminação, ventiladores, e tava pronto para sair. A informação é segura de que a fuga seria neste final de semana”, disse o secretário.

O pavilhão 3 do Compaj comporta 329 detentos. A Seap afirma que todos os presos deveriam efetuar fuga pela passagem. A secretaria afirma que túnel deve ter sido concluído há cerca de seis meses.

“Esse túnel já estava pronto há algum tempo, não sei dizer quanto tempo, porque nós já fizemos revista no fechado e não encontramos material que fosse usado, não encontramos picaretas, pás, algo que pudesse cavar, logo, esse túnel já estava pronto”, afirmou Florêncio.
A equipe da Polícia Militar e da Seap continua no local para a investigar a existência de outros túneis e grades cerradas no presídio. O pavilhão está isolado até o fechamento do buraco.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!