quinta-feira, janeiro 07, 2016

Michel Platini desiste de candidatura para presidência da Fifa

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Presidente da UEFA, Michel Platini desistiu de sua candidatura para o cargo máximo da Fifa. O francês informou em entrevista à agência
AP, nesta quinta-feira (07). 

Platini disse que se mantém determinado a reverter a decisão de bani-lo do futebol por 8 anos, tomada pelo Comitê de Ética da Fifa, mas que a eleição está próxima demais para seguir como um dos concorrentes - o pleito acontecerá em 26 de fevereiro. 

"Não estou tendo chance para jogar o jogo. Adeus, Fifa, adeus presidência da Fifa", disse, categórico. 

Ao jornal L'Equipe, da França, em entrevista que será publicada na sexta-feira, acrescentou: "Não concorrerei à presidência da Fifa, retiro a minha candidatura. Não posso, não tenho tempo nem meios para concorrer, conhecer pessoas, para lutar com os outros. Ao retirar-me das eleições, eu tomo a decisão de me dedicar a minha defesa contra a acusação de corrupção e falsificação". 

Acusação contra Platini
Apontado no início do ano como o futuro presidente da Fifa, Platini foi afastado da presidência da Uefa em outubro e teve sua candidatura impugnada para a eleição presidencial da Fifa, agendada para fevereiro de 2016. As denúncias de ações ilícitas cometidas dentro da Fifa minaram a campanha presidencial de Platini.

Platini é acusado de receber R$ 8 milhões de Blatter em 2011, dias antes da eleição para presidente da Fifa daquele ano. Platini e Blatter alegam que o valor se referia a serviços prestados de 1999 a 2002.

O comitê de ética Fifa rejeita a versão de "serviço prestado" e acredita que houve suborno, pois Platini recebeu o dinheiro semanas antes de retirar sua candidatura da eleição presidencial de 2011.

O ex-jogador francês era o principal concorrente de Blatter. O suíço venceu na ocasião. Blatter informou que havia feito um acordo verbal com Platini, cujo pagamento não foi apresentado no balanço financeiro da Fifa.

A Uefa já escolheu seu representante para o pleito de 2016: Gianni Infantino, que é secretário-geral da entidade europeia.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!