terça-feira, janeiro 19, 2016

INSS tem fila de seis meses para pedir aposentadoria

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Quem planeja conseguir uma aposentadoria do INSS neste ano precisará de paciência. A espera entre a data do agendamento e o atendimento chega a seis meses. O Agora consultou datas disponíveis
para pedir aposentadorias por idade e por tempo de contribuição em 59 agências na capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior paulista.

Em consulta feita na sexta-feira (15), para o benefício por tempo de contribuição, 48 unidades só tinham vagas a partir de 15 de abril, três meses após o agendamento. Em 12 locais, só seria possível ir ao posto entre os dias 1º e 12 de julho. Para os benefícios por idade, a espera também superava três meses em 44 locais. Em três, havia datas disponíveis só em julho.

Não há prazo mínimo determinado por lei entre o agendamento e a data de entrada na agência, mas a espera deixa de ser razoável quando passa de dois meses, segundo a advogada Adriane Bramante, vice-presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário). "Essa espera ainda é consequência da greve, mas o INSS precisará colocar esses atendimentos em dia", afirma.

Os funcionários administrativos do INSS ficaram em greve entre julho e setembro de 2015. Os peritos estão parados há quatro meses —e anunciaram nesta segunda (18) que devem voltar ao trabalho no dia 25 de janeiro, ainda em estado de greve. Quem tem direito ao benefício recebe os valores, corrigidos pela inflação, de todos os meses em que esperou pelo atendimento. "Porém, o segurado que descobrir que falta algum tempo de contribuição apenas no dia em que o INSS for analisar sua documentação, terá perdido meses à espera dessa informação."

COMO FAZER O AGENDAMENTO

Será necessário informar:
>> Nome completo
>> Data de nascimento

O segurado precisa ter em mãos:
>> Número do PIS ou NIT
>> CPF

Pela internet
>> Acesse www.previdencia.gov.br ou www.inss.gov.br
>> À sua esquerda, clique em"Agendamento"
>> Selecione a opção "Agendar" e preencha o campo vazio com o código informado na tela
>> Selecione "Benefícios". Depois, escolha o pedido de benefício que quer receber
>> Informe os dados do segurado e depois escolha o Estado e a cidade em que deseja
ser atendido

Por telefone
>> Ligue para o 135
>> O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!