sábado, janeiro 16, 2016

Coreia do Norte quer tratado de paz e fim de exercícios para encerrar testes

O líder norte-coreano Kim Jong-Un em foto de arquivo sem data divulgada pela Agência de Notícias da Coreia do Norte (Foto: KCNA/via Reuters/Arquivo)A Coreia do Norte pediu neste sábado (16, horário local) a conclusão de um tratado de paz com os Estados Unidos e o fim dos exercícios militares norte-americanos com a Coreia do Sul
para encerrar seu programa de testes nucleares.
O Estado isolado busca há muito tempo um tratado de paz com os EUA, bem como o fim dos exercícios da Coreia do Sul com os Estados Unidos, que têm cerca de 28.500 soldados posicionados na Coreia do Sul.
"Ainda são válidas todas as propostas para preservar a paz e a estabilidade na península e no nordeste da Ásia, incluindo aquelas para cessar nossos testes nucleares e a conclusão de um tratado de paz em troca de os EUA pararem os exercícios militares conjuntos", disse um porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, segundo a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a KCNA.
As duas Coreias permanecem em estado técnico de guerra uma vez que o conflito de 1950-1953 terminou com uma trégua, e não um tratado de paz.
A Coreia do Norte disse em 6 de janeiro que havia testado uma bomba de hidrogênio, o que gerou condenação de seus vizinhos e dos Estados Unidos.
Especialistas expressaram dúvidas de que o quarto teste nuclear norte-coreano tenha sido de fato com uma bomba de hidrogênio, já que a explosão teve praticamente a mesmo intensidade do teste anterior do país com um menos potente bomba atômica, em 2013.
O regime de Pyongyang está sob sanções da ONU sobre seus programas nucleares e de mísseis.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!