terça-feira, novembro 17, 2015

Verão no RN pode ter temperaturas elevadas e alcançar até 33ºC, diz Emparn

Temperaturas estarão dois graus acima do normal (Foto: Alberto Leandro)Se você acha que está quente, é bom ir separando aquela regata e a velha canga para suportar o calor que tende a aumentar. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio
Grande do Norte (Emparn) apontou nesta segunda-feira (16) que as temperaturas durante o verão 2015-2016 poderão atingir índices, de pelo menos, dois graus acima do normal no RN.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristrot, a temperatura media, que normalmente é de 26º C, poderá alcançar os 28º C. Mas o destaque fica mesmo para a máxima que no verão passado ficou nos 31º C e poderá chegar aos 33º C. A estação mais quente do ano no Rio Grande do Norte começará no dia 21 de dezembro.

O meteorologista explica que a alta nas temperaturas se deve ao fenômeno El Niño, que impulsionado por uma anomalia na temperatura do Oceano Pacífico, três graus acima do normal, causa diminuição nas chuvas e a consequente alta nas temperaturas.

No entanto, Bristot pondera que os índices mais altos serão registrados apenas no início da estação e que, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, a tendência é de queda chegando aos índices comuns para o período.

Ele explica ainda que nesta semana deverão acontecer chuvas rápidas, o que poderá amenizar um pouco a sensação térmica, principalmente nos horário com picos de temperaturas, do meio-dia às 15h.

Ainda assim, o meteorologista diz que essas temperaturas ainda ficarão abaixo do máximo registrado no estado, que foi no verão de 1998, quando foram registrados 35 graus em Natal.

“Essa é uma tendência que vem sendo recorrente nos últimos três anos e está relacionada a vários fatores, tanto internos, como a expansão da cidade, quanto externos como a atividade solar que no últimos anos tem estado quatro vezes maior do que o comum”, explica.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!