sábado, novembro 07, 2015

Dilma libera saque do FGTS a atingidos por barragens rompidas em MG

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O governo federal vai reconhecer o estado de emergência do município de Mariana, em Minas Gerais, para permitir o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pelas pessoas atingidas pelo
rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, situadas no subdistrito de Bento Rodrigues, nesta quinta-feira (5). A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff no início da noite desta sexta (6), pelo Twitter.

Em uma série de mensagens, Dilma prestou "solidariedade às vítimas e a seus familiares" e afirmou que é preciso apurar com rigor as causas e responsabilidades do acidente, que ainda não foram esclarecidas pela mineradora Samarco, proprietária das barragens. A presidente disse ter recebido a notícia com pesar e informou ter telefonado horas após os rompimentos para o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), colocando o governo federal à disposição do Estado.

A presidente também saudou o que chamou de "espírito de solidariedade do povo brasileiro, que tem enviado mantimentos e roupas aos desabrigados". Cerca de 500 pessoas ficaram desalojadas e foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Eles abandonaram as casas e fugiram para partes altas do distrito, mas afirmaram que nenhum sinal de alerta foi emitido. A Samarco admitiu que avisou moradores somente por telefone.

As barragens se romperam por volta de 15h30. A do Fundão, que é maior, sofreu a ruptura primeiro. O subdistrito de Bento Rodrigues, situado a 35 km do centro da cidade história de Mariana, foi tomado pela lama resultante do rejeito da produção de minério de ferro. A avalanche destruiu a maioria dos imóveis. De acordo com a Samarco, o rejeito é composto, em sua maior parte, por areia e não apresenta nenhum elemento químico danoso à saúde.

Os resgatados passam por descontaminação para evitar potenciais danos causados pelo ferro. Eles foram levados para um ginásio e um colégio de Mariana. A Samarco afirma ter oferecido transferência para hotéis.

Como ajudar?
A prefeitura informou que já recebeu um grande número de colchões, cobertores e roupas e que novas doações desses objetos não são mais necessárias. A prioridade agora é recolher doações de escovas de dentes, toalhas de banho, copos, talheres e pratos descartáveis, além de água potável.

Os materiais devem ser entregues no Centro de Convenções Alphonsus Guimaraens, localizado na avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro. Para receber doações de fora de Mariana, a prefeitura abriu uma conta no Banco do Brasil, com o CNPJ 18.295.303/001-44. A agência é 2279-9 e a conta corrente, 10.000-5.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!