quarta-feira, novembro 11, 2015

Bombeiros informam que São Januário não tem segurança para mais de 15 mil pessoas

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O estádio de São Januário não tem segurança para receber mais do que 15.311 pessoas na partida entre Vasco e Corinthians, na próxima semana. A informação é
do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Ao contrário dos esforços da diretoria vascaína, o órgão informou que neste momento não há condições para aumento do público.

De acordo com resposta enviada pela assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, falta, por parte do clube, atendimento a normas de segurança contra incêndio e pânico.

"Atualmente, o estádio de São Januário tem capacidade para 15.311 pessoas. A redução de público se deve a um não atendimento dos responsáveis pelo estádio a normas de segurança contra incêndio e pânico, como, por exemplo, iluminação de emergência, para-raios e plano de escape. Neste momento não há previsão de aumento da capacidade de público do estádio", informou o órgão.

Segundo o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), major Silvio Luiz, o esquema de policiamento montado para a partida entre Vasco e Corinthians já trabalha, desde um primeiro momento, com a expectativa de um público maior que 20 mil pessoas em São Januário, em função dos torcedores que poderão ir ao estádio mesmo sem terem ingresso.

O efetivo do GEPE contará com 180 homens para fazer a segurança interna e a escolta das torcidas organizadas e das delegações. Em jogos sem os componentes desse Vasco e Corinthians, o efetivo do Grupamento costuma ser de 120 homens. A segurança externa será feita por agentes do Batalhão de São Cristóvão. O GEPE também contará com o apoio de agentes do regimento de polícia montada, do Batalhão de Ações com Cães e do Batalhão de Choque.

O Vasco, no entanto, ainda tem a esperança de reverter o quadro. Segundo o Vice-presidente de Obras de Engenharia e Patrimônio do clube, André Luiz Vieira Afonso, uma nova visita do Corpo de Bombeiros é aguardada ainda esta semana. Isso porque, de acordo com o dirigente, a corporação ainda trabalha com um laudo emitido após vistoria realizada antes da partida entre Vasco e Palmeiras, em julho deste ano.

De lá para cá, foram feitas obras para ampliar os campos anexos ao gramado principal do estádio, mas também para atender às exigências dos Bombeiros, o que incluiu a desobstrução das saídas de emergência, o aumento do número de roletas e de barras de escape, e a renovação da entrada e da área de visitantes.

"Não há uma data marcada para essa vistoria, mas aguardamos que seja ainda esta semana. Tudo o que eles solicitaram foi feito", disse André Luiz Afonso.

Nessa obra, o clube ainda realocou a sala de monitoramento da PM, que agora fica perto dos camarotes e tem visão total do estádio, um ponto positivo segundo a avaliação do comandante do GEPE, major Silvio Luiz.

A assessoria de imprensa do Vasco da Gama lembrou ainda que, pelo Estatuto do Torcedor, a venda de ingressos pode começar até 72 horas antes da partida. E como o jogo será apenas no dia 19 de novembro, o Vasco tem até o início da semana que vem para tentar ampliar a capacidade autorizada pelos Bombeiros para os jogos em São Januário.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!