segunda-feira, outubro 12, 2015

SEGREDO: Por quanto tempo somos capazes de guardar um segredo?

Guardar um segredo não é nada fácil desde a criação da humanidade, a curiosidade é tanta que quando sabemos que alguém guarda um segredo, a nossa reação e descobrir o que as pessoas estão
escondendo.

Baseado nessa ideia, um grupo de amigos do whatsApp criou “O Segredo”.

A proposta surgiu no dia 15 de agosto de 2015, manhã de sábado após o cancelamento do Halloween 2015 devido ao falecimento de dois tios do organizador (Arlindo Maia) nos últimos meses.

A notícia do cancelamento deixou um sentimento de tristeza entre os participantes, entretanto de compreensão pelo ocorrido.




O contato se dava pela rede social WhatsApp onde tudo era conversado. A princípio foi pensado em acabar com o grupo, junto com a nota de cancelamento do Halloween, mas os próprios participantes pediram para que o mesmo continuasse e ao longo dos dias os mesmos propuseram realizar um evento para substituir o Halloween 2015, que aconteceria no próximo 31 de outubro de 2015, mas que infelizmente foi cancelado.

Foi aí que nasceu a ideia do Segredo. Como o Halloween seria uma festa muito badalada, pois já estava espalhada pelos quatro cantos da cidade, e até mesmo da região, do alto, médio Oeste e Costa Branca, pensamos em criar algo reservado, um ponto de encontro, um bate papo entre amigos para nos reunir e conversar. Mas para isso precisávamos de um número bem reduzido, tornando assim difícil a realização do evento.




Foi quando veio a ideia de convidar as pessoas para fazerem parte de um grupo do WhatsApp denominado “Halloween Sítio Jerusalém”, e os que resistissem as conversas seriam os escolhidos para participarem do segredo.

Com isso o grupo ficou mais que movimentado, a ideia era conversar, enviar mensagens, imagens, vídeos, para vermos quem resistiria a pressão e não saia do grupo, e o que saíssem seriam eliminados do Segredo que seria revelado para o grupo em um futuro próximo.




O tempo de provação para os participantes foi de duas semanas antes de conhecerem a proposta de guardar o Segredo.

Isso tudo pelo fato do mesmo ter muitos participantes, conversamos bastante para ver quem resistira as mensagens enviadas. O fato de alguns terem saído, resolvemos inserir mais pessoas e as que saíram não poderia conhecer o segredo.

Como membros do grupo a nossa missão era a de guardar o segredo e os que não faziam parte do grupo não poderiam saber do Segredo, mesmo aqueles que foram convidado para o Halloween 2015 (Edição Cancelada).

A reunião para revelar o segredo aos participantes do Grupo do WhatsApp no dia 30 de agosto de 2015 no Colégio e Curso Vitória do Saber.




O Segredo:

A ideia foi criar um Baile de Mascaras, onde ficou centrado toda temática do Segredo: Quem está por trás da mascara?, porém o Segredo era manter o Segredo fora do grupo do whatsapp.

Os participantes não poderia comentar com as pessoas da comunidade em relação ao segredo, ou seja, as pessoas não poderia ficar sabendo do Baile de Máscaras. O vazamento de informação resultaria em grandes consequência, que de imediato seriam duas: a exclusão do grupo e do Baile de Máscaras. Caso o acusado de dedurar o Baile continuasse espalhando a informação a pena seria mais severa: O mesmo seria banido definitivamente de qualquer festividade ocorrida no sítio jerusalém, ou seja, não será convidado para nenhuma festa no sítio.

As pessoas que saíram do grupo também não participaram da Baile. A festa foi apenas para as pessoas do grupo do Halloween do whatsapp e seus familiares.




As expulsões:

A decisão de expulsar o componente do grupo ficou a cargo de todos nós, os membros do grupo; responsáveis em identificar quem espalhasse a informação.

Se soubéssemos que alguém fora do grupo estava sabendo do Segredo, nós como membros tínhamos a missão de investigar, descobrir quem foi que passou a informação. Nós como comissão buscava acertar, porém se não soubermos ao certo quem foi, umas dessas pessoas seria penalizada, mesmo que não tenha passado a informação. Para corrigir a injustiça, o informante se entregava ou o acusado tentaria provar sua inocência. Se comprovada estaria livre para participar, daí puniríamos quem realmente cometesse o “crime”.

O Segredo foi marcado para acontecer no dia 10 de Outubro de 2015, no sítio Jerusalém, um momento de bate papo e descontração para todos os que resolveram fazer parte do segredo, guardando o tal segredo.




O Segredo foi mantido até o grande dia, as punições que trariam grandes consequências aos que deixassem a informação vazar ocasionou medo de receberem a punição maior, ao ponto de não confiarem nem mesmos nos membros da família para contar sobre o Segredo, revelando os detalhes apenas dois ou três dias antes do Baile de Máscaras.

A ideia do Baile de Macaras foi exatamente a grande temática do evento, descobrir quem está por trás do(das) segredo/Máscaras.




A ideia como sempre foi um sucesso, o mais interessante é que podemos até dizer que superou outros eventos. O objetivo principal foi alcançado; a conversa entre amigos aconteceu de maneira surpreendente; a música ambiente, contribuiu para o sucesso dos objetivos.

A alegria não podia faltar, os look’s foram a surpresa do segredo, que cada participante surpreendeu com sua veste para o Baile.

É importante destacar também, que nesse ciclo, estão envolvidos vários tipos de pessoas da nossa comunidade, e isso foi o que mais mim chamou a atenção (Arlindo Maia), pois geralmente as pessoas se subdividem em grupos de amigos e com o segredo esses grupos variados e diferentes se tornaram um, com o objetivo de guardar e partir desse segredo.

Infelizmente o Halloween 2015 não poderá acontecer, mas no próximo ano se Deus quiser, estaremos todos no sítio Jerusalém, todos os convidados, levando o tema: “A Lenda dos OVNI’s”, subtema: “O resgate da Noiva da Barriguda”. Até lá temos muito tempo para planejarmos; esperamos que as diversidades da vida, não nos impeça de cancelar esse evento.



Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!