terça-feira, setembro 08, 2015

Saúde em Natal recebe investimentos de mais de R$ 26 milhões de reais

Maquete da UPA Potengi, prevista para funcionar em outubro (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)A rede pública de saúde vem recebendo investimentos significativos por parte da Prefeitura de Natal. Projetos como a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento
(UPAs) e como a reforma e construção de unidades básicas de saúde já têm reservados mais de R$ 26 milhões em recursos.
A ampliação da rede de atendimento à população vai ganhar novo impulso com a construção das duas novas UPAs. A previsão é de que no próximo mês de outubro o prefeito Carlos Eduardo entregue a UPA Potengi, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte. As obras do equipamento já atingiram 85% de execução e estão na parte de acabamento. Já em janeiro de 2016, os moradores da Zona Sul da capital potiguar serão contemplados com a inauguração da UPA de Cidade Satélite.
Quando estiver em funcionamento, a UPA Potengi terá capacidade para atender até 700 pessoas por dia e contará em sua estrutura com 13 leitos de observação (masculino, feminino e infantil), cinco consultórios, sendo dois ginecológicos; salas de gesso, curativo, raio-x, hidratação; sala de coleta com laboratório; farmácia; refeitório, vestiário; além da ala administrativa.
Outra importante iniciativa na área da saúde que já está se materializando é a criação do Hospital Geral Municipal. O prefeito Carlos Eduardo assinou o contrato para a locação do prédio para instalar o equipamento e a expectativa é de que em outubro o novo hospital abra suas portas para receber os pacientes.
O Hospital Geral de Natal funcionará no prédio do Hospital Médico Cirúrgico e terá capacidade inicial para 80 leitos, sendo 10 de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará com atendimento em ortopedia clínica 24 horas e pronto atendimento adulto e infantil 24 horas. Funcionando na sua capacidade total, o Hospital Municipal de Natal realizará em média 23 mil atendimentos por mês e cerca de 500 internações.
A gestão municipal também está investindo na reforma e construção de unidades básicas de saúde em diversas comunidades da cidade. Já foram concluídos os serviços de reforma na Redinha, Bairro Nordeste, Novo Horizonte (Quintas), Jiqui, Monte Líbano (Quilômetro Seis) e Guarapes. Estão sendo executadas melhorias nas unidades do Passo da Pátria, São João (Romualdo Galvão) e Conjunto Santarém.
Novas UBS estão em construção nas quatro regiões administrativas de Natal. Duas no bairro Planalto, que serão inauguradas até dezembro. Até o final deste ano, o prefeito Carlos Eduardo irá entregar também a UBS do Jardim Progresso e, em 2016, os equipamentos em Soledade 1, Alto da Torre, Nova Aliança e Nordelândia.

Atendimentos nas UPAs
A capital potiguar já dispõe de duas UPAs. Ambas fazem parte da política nacional de urgência e emergência capitaneada pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos de Natal são a UPA Esperança, localizada em Cidade da Esperança, e a UPA Pajuçara, localizada na Zona Norte. Ao longo dos sete primeiros meses de 2015, mais de 150.000 pacientes foram atendidos pelos profissionais que atuam nessas unidades.
Na UPA Pajuçara, foram realizados, nesse período, 167.702 procedimentos e aproximadamente 39.291 atendimentos, incluindo clínica médica, odontologia, pediatria e serviço social. Dentre os procedimentos realizados pela UPA Pajuçara, destaque para administração de medicamentos, que totalizaram 55.234 no período. A unidade ainda realiza curativos de graus 1 e 2, sutura, drenagem de abcesso, HGT, nebulização, além de exames de eletrocardiograma, laboratoriais e de raios-X.
Por sua vez, a UPA Esperança realizou 82.997 atendimentos e, desde o final de junho, passou a contar também com atendimentos a odontologia infantil de urgência e emergência.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!