quinta-feira, setembro 17, 2015

Em greve há 72 dias, servidores do INSS montam acampamento em frente a sede do órgão

Servidores montaram acampamento por tempo indeterminado (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)Em greve há 72 dias, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Rio Grande do Norte montaram acampamento em frente à sede do órgão em Natal. Os grevistas iniciaram a ocupação na
manhã dessa quarta-feira (16), e já sinalizaram que não sairão do local até que o Governo Federal apresente uma contraproposta de acordo. A categoria pede ao governo a reposição salarial e a incorporação das gratificações.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do Estado (Sindprevs-RN), Júlio Nicácio, a ação dos servidores foi uma medida extrema para chamar a atenção do Executivo Federal quanto às reivindicações.

“Em fevereiro desse ano apresentamos uma proposta. O governo ficou de avaliar e ficamos sem qualquer posicionamento até o mês de julho. Para piorar a situação, o próprio Executivo excluiu a contraproposta de acordo após anunciar as medidas de contenção da crise. Por esses motivos, nos restou então montar um acampamento”, explicou.

Os servidores do INSS tentam negociar com o Governo Federal a reposição salarial de 27,5%, a incorporação de gratificações, a instituição da jornada de trabalho a 30 horas semanais e a melhoria das condições de trabalho. O Sindprevs-RN afirma que apesar das reivindicações, a categoria está flexível quanto às negociações.

“Entendemos que é preciso ser flexível para se chegar a um acordo. É por isso que estamos dispostos a discutir apenas os pontos de pauta que não gerem custos ao orçamento do Executivo, no caso a incorporação das gratificações e a jornada de 30 horas de trabalho”, disse Júlio Nicácio.

A greve dos servidores do INSS é nacional. Segundo o Sindsprevs-RN, o movimento grevista no Rio Grande do Norte tem pelo menos 90% de adesão dos servidores. Ainda segundo o sindicato, apenas as agência do órgão em Natal e Mossoró estão funcionando e ainda de maneira parcial.

Segundo o vice-presidente do Sindsprevs-RN, Júlio Nicácio, nesta sexta-feira (18), servidores do INSS e demais servidores federais farão um ato público discutir os nomes rumos da greve. O ato está marcado para 14h, em frente à sede do INSS.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!