terça-feira, junho 16, 2015

Vaticano suspende jornalista que vazou encíclica do papa Francisco

Gaivota voa durante oração do Angelus celebrada pelo papa Francisco no VaticanoO Vaticano suspendeu nesta terça-feira (16) as credenciais do jornalista Sandro Magister, correspondente da revista "L'Espresso" supostamente responsável pelo vazamento de
uma encíclica do papa Francisco sobre questões ambientais.

A suspensão do correspondente foi anunciada pelo porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em uma comunicado que classifica o vazamento da encíclica como "uma iniciativa incorreta, fonte de forte desconforto para muitos colegas jornalistas".

"Comunico [a Magister] que a sua credencial para a nossa Sala de Imprensa ficará suspensa por tempo indeterminado a partir de amanhã", afirma o comunicado.

Magister disse à Associated Press não ser responsável pelo vazamento da encíclica, a qual teria sido obtida e publicada por seu editor.

Na segunda (15), a "L'Espresso" havia publicado em seu website as 191 páginas do documento batizado de "Laudato Si" ("Louvado sejas", em italiano medieval) –segundo o Vaticano, trata-se de um rascunho da encíclica de Francisco.

A encíclica, que será oficialmente divulgada na quinta (18), faz um ataque contundente à forma como as nações, sobretudo as mais ricas, lidam com a questão ambiental.

No texto, o pontífice condena a inação internacional diante da mudança climática e argumenta que a humanidade não tem direito de destruir outros seres vivos.

O último grande caso de vazamento de documentos do Vaticano, em 2012, levou omordomo do papa Bento 16 a julgamento por roubar documentos pessoais e por repassá-los a um jornalista italiano. Ele chegou a ser condenado, mas posteriormente foi perdoado pelo pontífice emérito.

Após o escândalo, conhecido como "Vatileaks", o Vaticano atualizou o seu código penal, incluindo pena de dois anos de prisão e multa de 5.000 euros (cerca de R$ 17 mil) para quem vazar documentos. Não está claro se essa punição será aplicada para Magister.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!