quinta-feira, junho 18, 2015

Árbitro detonado por Neymar quer final Brasil x Chile e trabalha para empresa brasileira

Neymar Brasil Colombia Cartão Amarelo Arbitro Enrique Osses Copa America 17/06/2015Muito criticado pelo elenco da seleção brasileira por sua atuação na derrota por 1 a 0 para a Colômbia, na última quarta-feira, pela Copa América, o árbitro
chileno Enrique Osses gostaria de ver o Brasil na final da competição. Ao menos, foi que relatou em entrevista ao ESPN.com.br, gravada antes da disputa do torneio de seleções. O desejo do árbitro é uma decisão contra o Chile.

"Seria muito bonita uma final entre Brasil e Chile, estou na torcida para que isso aconteça. Mas, como vocês têm muitos títulos, muitas Copas do Mundo e Copas Américas, melhor deixar para nós ganharmos (risos)", brincou.

Árbitro Fifa desde 2005, Osses está muito perto da aposentadoria. Também na entrevista, ele revelou que deve "pendurar o apito" logo após a Copa América.

"(Trabalhar com arbitragem) Demanda muito tempo da vida pessoal, vou conversar com a minha família sobre isso (aposentadoria). São muitas viagens, energia e muito tempo longe da família. Eu devo me aposentar mesmo após a Copa América no Chile, que será no país natal. Vejo como uma ocasião especial", contou.

Atualmente, ele tem 41 anos, e ainda poderia prolongar a carreira na arbitragem até os 45, quando ocorre a aposentadoria compulsória. No entanto, não parece querer mudar de ideia, já que pretende ser professor de arbitragem em seu país.

O chileno foi juiz em duas partidas na última Copa do Mundo: Costa do Marfim x Japão e Costa Rica x Itália, além de ter sido quarto árbitro em Bósnia x Irã. Em 2012, ele foi premiado pela Conmebol como melhor árbitro da América do Sul.

Árbitro foi 'descoberto' em rádio e trabalha para empresa de Jundiaí

A história de como Osses começou sua carreira de juiz é curiosa. Aos 23 anos, ele estava frustrado na faculdade de engenharia, já que queria ter sido jogador profissional, mas nunca conseguiu. Um dia, ouviu na Rádio Agricultura que haveria um curso para formação de árbitros de futebol, e a própria emissoria iria pagar aos interessados. Era sua chance de entrar para o mundo da bola.

Quem organizou o prêmio foi o jornalista Milton Millar, que até hoje se emociona por ter sido o responsável por revelar um dos melhores juízes da história do Chile.

"Estávamos entrevistando o professor da escola dos árbitros do Chile na rádio e ele estava muito triste, porque chegavam poucas pessoas para fazer o curso. Quase não havia inscrições. Eu imaginei que poderia ser também por causa de dinheiro para pagar a matrícula. Então, eu abri no programa de rádio as inscrições no programa para 20 pessoas fazerem o curso. Entre eles, chegou Enrique Osses", recordou Millar, quase 20 anos depois, em entrevista ao ESPN.com.br.

"Um dia, estávamos cobrindo um jogo de primeira divisão importante e meu filho, que trabalha comigo, me disse: 'Papai, esse é o arbitro que premiamos na rádio há alguns anos!' Até então, não sabia que ele havia feito o curso", contou.

Depois de ver seu "pupilo" chegar à Copa do Mundo, o jornalista diz que poucas vezes viu o árbitro depois que ele ficou famoso. Isso, no entanto, não diminui seu orgulho.

"Nunca imaginei que o Enrique ia chegar onde chegou, é incrível! Eu o vi umas quatro vezes ao vivo, nada mais que isso. Em uma oportunidade, ele falou que eu era seu padrinho, e isso me orgulha muito. Mas tudo o que ele conquistou foi por próprio mérito", elogiou.

Hoje árbitro Fifa, Osses está realizado. Depois que parar, ele poderá se dedicar plenamente à sua profissão "normal", que nunca exerceu 100% desde que começou como árbitro de futebol. Curiosamente, o chileno trabalha para uma empresa brasileira, mais uma prova de sua conexão com o país.

"Sou engenheiro elétrico e trabalho para uma empresa brasileira com sede em Jundiaí [cidade do interior de São Paulo]. Sou representante de vendas no Chile. Agradeço demais ao apoio da empresa, por me darem a oportunidade de me dedicar também à arbitragem paralelamente ao meu trabalho, porque demanda muito tempo, muitas viagens", relatou.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!