segunda-feira, março 30, 2015

Sesap intensifica combate à epidemia de dengue em todo o RN

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Pouco mais de um mês após o secretário Municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, admitir que Natal enfrentava uma epidemia de dengue e apresentar um plano
de contingência para o combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, agora foi a vez da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) decretar epidemia de dengue no Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (27) pelo titular da pasta, secretário Ricardo Lagreca, diante do aumento significativo do número de notificações. Do início do ano até esta sexta-feira foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue em 2015, o que corresponde a um aumento de 168,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença.

A cidade de Natal, com 1.868 casos notificados, lidera a lista dos municípios com maior índice de notificação, seguidos de Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo do Amarante (199).

O secretário Ricardo Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou online, por meio do Observatório da Dengue”.

Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue e febre do Chikungunya, a Sesap recebeu R$ 542 mil, além do recurso da Vigilância em Saúde recebido mensalmente, e o total de municípios do estado recebeu uma quantia de R$ 2,77 milhões, de acordo com a Portaria nº 2.757, de 12 de dezembro de 2014 do Ministério da Saúde.

Para combater a dengue no Rio Grande do Norte, a Sesap tem intensificado o trabalho do carro fumacê nos municípios de Natal, Currais Novos, Acari, Parelhas e Carnaúba dos Dantas, conforme dos critérios estabelecidos em nota técnica elaborada pelo Programa. Na próxima quarta-feira (1), será realizado o Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue com a participação dos secretários municipais, Cosems, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Conselho Estadual de Saúde (CES) e UFRN, no Hotel Praiamar.

Natal tem plano de contingência em ação há um mês

O secretário Luiz Roberto Fonseca disse que o plano de contingência está em prática desde o dia 25 de fevereiro, com a colocação nas ruas do carro fumacê e o uso da unidade de baixo volume (UBV) costal, equipamento portátil utilizado na aplicação de inseticidas em áreas onde o carro fumacê não pode entrar. “Nós estamos matando o mosquito, mas não é assim que se vence a guerra contra dengue, não é dessa forma, precisamos fazer isso porque estamos vivenciando situação de epidemia”, afirma o secretário Luiz Roberto Fonseca. A partir do segundo semestre, a SMS vai intensificar o trabalho de vigilância como forma de evitar um novo surto epidêmico.

Ao todo, três equipes estão sendo empregadas diariamente, cada uma com seis profissionais, para atuar com a unidade portátil da UBC em Natal. Quanto aos carros fumacês, o município, em parceria com o Estado, assinará convênio para a liberação de oito carros fumacês. No entanto, seriam necessários 16.

O secretário Luiz Roberto Fonseca disse que os bairros com maior incidência de dengue em Natal são Petrópolis, Tirol, Nossa Senhora de Nazaré, Dix-Sept Rosado e Alecrim. “Ou a população adere e o combate é feito de forma conjunta, ou a gente tem a certeza que qualquer tentativa vai fracassar”, destaca o secretário municipal de Natal, Luiz Roberto Fonseca.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!