segunda-feira, janeiro 19, 2015

'Vou ganhar um dinheirão', diz agricultor sobre abóboras gigantes

Abóboras gigantes pesam, em média, 80 quilos, segundo o agricultor  (Foto: André Slosavski / Arquivo pessoal )O agricultor Luiz Slosavski, de 55 anos, comemorou a colheita de abóboras gigantes na chácara onde mora, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo ele, em menos de quatro meses, as abóboras, do tipo moranga, cresceram
exageradamente.

"Ganhei as sementes de um vizinho que também disse ter colhido abóboras muito grandes. E não é que deu certo?", contou o agricultor, que ainda brincou ao dizer que na plantação dele as abóboras ficaram bem maiores do que as do vizinho.

"As minhas chegam a pesar até 80 quilos. Já as que ele plantou pesavam, mais ou menos, uns 60 quilos. Vou ganhar um dinheirão", comemorou.
Esta foi a primeira vez que Luiz decidiu investir no plantio de abóboras. "Foi mais porque acreditei que elas pudessem ser maiores do que as normais mesmo. Valeu a pena", destacou. Sobre o adubo, o agricultor explicou que não usou nada de especial, apenas esterco de galinha.

"Eu plantei no fim de setembro de 2014 e só comecei a colheita em dezembro porque elas não paravam de crescer", brinca o agricultor. Segundo ele, a plantação rendeu entre 20 e 25 abóboras – todas com o mesmo tamanho aproximado.
Na avaliação do engenheiro agrônomo Gilmar Pinto da Costa, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o tipo de semente e a época de plantio não influenciam no tamanho do legume.

“O que acontece nestes casos é que a planta possui gametas macho e fêmea e a cada vez que reproduz cria-se uma nova característica genética. Trata-se de uma mutação genética”, relatou ao G1.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!