quarta-feira, janeiro 14, 2015

Equilíbrio e disciplina levam mineiro a nota máxima na redação do Enem

Luis Athur Haddad de Juiz de Fora tirou nota mil na Redação do ENEM 2014 (Foto: Rafaela Borges/ G1)A preparação intensa e a disciplina, pautada no equilíbrio entre estudo e relaxamento, foram a base que levaram o estudante de Juiz de Fora Luis Arthur Novais Haddad, de
19 anos, a ser um dos 250 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a conseguir a nota 1.000 na redação. Além disso, ele ainda garante que a reprovação na 7ª série foi o ponto de virada que o fez mudar a forma de estudar, que pode levá-lo à sonhada vaga no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O resultado do Enem 2014 foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação. Mais de 529 mil tiraram nota zero na redação e foram eliminados do exame.

A tranquilidade de Luis Arthur Novais Haddad foi respaldada por uma preparação organizada, intensa e equilibrada. “Tem que ter horário de estudos, mas também tem que relaxar, para não ter estresse. Eu estudava de manhã, chegava em casa por volta das 12h, almoçava, estudava, fazia o lanche da tarde, descontraía um pouco e depois voltava a estudar até umas 21h. É tranquilo”, contou.
Nesse processo, ele se dedicou a aulas além das oferecidas no Colégio Santa Catarina, em Juiz de Fora. “Eu estudei bastante e mais ainda nas três últimas semanas antes do exame. Eu tinha redação no colégio, no entanto, também fiz curso de redação por fora. A cada semana, fazia no mínimo duas redações, corrigia e via os problemas”, explicou.
O jovem investiu em estratégias para melhorar a preparação. “A cada dia você aumenta um pouquinho a hora de estudo até que chega a um nível em que pensa 'opa, está bom, vou descansar um pouco'. É necessário ter disciplina, mas muita gente, pelo menos no meu colégio, demonstrou isso e tirou nota boa”, afirmou.
Gostar de ler e escrever também o ajudou a conseguir este resultado. “Acho que o importante é ler bastante e escrever para adquirir o hábito e ter um bom vocabulário. A leitura é fundamental porque você adquire uma base para escrever uma boa redação”, afirmou.

Além da leitura, ele tinha outras formas de aliviar a tensão diante do Enem e dos processos seletivos. “Tocava violão, às vezes ia à fazenda, andava a cavalo. É bom para relaxar”.
O tema da redação, “Publicidade infantil no Brasil”, surpreendeu o estudante, mas não o desanimou. “Esse tema foi surpresa mesmo, não tinha ideia. Achei difícil, mas dava para fazer. Eu havia escutado sobre o assunto uma vez, mas outros textos que eu havia produzido me deram uma base para escrever”, comentou. Após a prova, ele estava confiante. “Quando vi que foram só 250, fiquei meio apreensivo, mas eu esperava uma nota boa”, afirmou.
Ao longo da formação, Luiz Arthur Novais Haddad teve que lidar com a reprovação na 7ª série, que o ajudou a amadurecer. “Na época foi difícil, serviu para dar motivação para estudar para o futuro. Eu tinha dificuldade em Matemática e depois passei a gostar dela”, contou. As matérias favoritas mesclam os interesses do jovem. “Eu tinha facilidade com principalmente Português, Matemática e Física”, contou.
No total, Luis Arthur Novais Haddad fez 726 pontos no Enem. Ele quer cursar Engenharia Elétrica, mas não sabe se vai usar a nota do exame para entrar na faculdade porque também participou do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da UFJF.




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!