sexta-feira, novembro 28, 2014

Black Friday: preço, lentidão e falta de produto lideram queixas no Procon

Chad Baker/ThinkstockO Procon-SP, que montou um esquema especial de atendimento para a Black Friday, recebeu, entre 19h de quinta-feira (27) e 12h desta sexta (28), 527 reclamações
por telefone, site e redes sociais.

Os principais problemas relatados pelos consumidores foram mudança de preço na hora em que a compra é finalizada, falhas nos sites das empresas e falta de produto anunciado para venda.

Segundo o Procon-SP, as reclamações sobre esses três problemas equivalem a 84% do total registrado.

As empresas que mais geraram queixas foram B2W (que reúne Americanas.com, Submarino e Shoptime), Saraiva e Nova Pontocom (que engloba os sites de Ponto Frio, Casas Bahia e Extra).

Não é a primeira vez que a B2W e a Nova Pontocon geram reclamações na Black Friday. No evento do ano passado, as duas empresas chegaram a ser autuadas e multadas pelo Procon-SP.

"Os resultados mostram que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades cometidas", disse, em comunicado, o diretor-executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi. 

Empresa se diz surpresa com dados do Procon
A Cnova, empresa formada pela união da Nova Pontocom e Cdiscount, diz que recebeu "com surpresa" os dados do Procon-SP.

"A companhia reforça que, desde o início da Black Friday e até o momento, não foram apresentados problemas técnicos em relação aos sites da empresa. Além disso, para manter a transparência com os consumidores, as lojas online facilitaram a identificação dos itens promocionais da data por intermédio do selo Black Friday", diz a empresa, em nota.

O comunicado informa que está em contato com o Procon-SP para "entender os critérios adotados no ranking".

Em nota, a Saraiva informa que não vai se pronunciar sobre as supostas irregularidades porque ainda não foi notificada oficialmente sobre o assunto.

A B2W ainda não respondeu ao pedido de posicionamento feito pelo UOL.

Atendimento especial por telefone e internet
O órgão montou um um plantão especial de atendimento por telefone e pela internet para a data.

Os consumidores podem registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo atendimento eletrônico do site do Procon, pelo Facebook (www.facebook.com/proconsp) e pelo endereço do Twitter (twitter.com/@proconspoficial) do órgão usando a hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP.

O Procon também mantém, na internet, uma lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores. São lojas virtuais que foram alvo de reclamações e notificações, mas não responderam ou não foram encontradas pelo órgão.

A lista (disponível em http://zip.net/bgnDcw) conta, atualmente, com 449 lojas. Ela é atualizada sempre que o órgão constata problemas em uma nova loja. A última atualização foi feita na segunda-feira (24).

Em 2013, o Procon-SP recebeu 302 reclamações sobre a Black Friday. Elas resultaram na autuação de cinco empresas: B2W, Nova Pontocon, Centauro, Kabum e EBazar.

Fonte: Uol

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