terça-feira, julho 01, 2014

Dos 29 adolescentes detidos, 21 fogem e UIM fica praticamente vazia

Dos 29 detidos, 21 adolescentes fogem e esvaziam UIM (Crédito: TNH1)A fuga em massa de menores reeducandos na manhã desta segunda-feira, 30, representou um esvaziamento na Unidade de Internação de Menores (UIM), no
Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Dos 29 infratores, 21 fugiram pela porta da frente. Apenas sete foram recapturados pelo Batalhão de Operações Policiais (Bope).

Durante a ação, eles ameaçaram os monitores com armas pontiagudas e também estavam munidos de pedras. Um monitor chegou a ficar ferido e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas passa bem.

Menores fugitivos serão indiciados por tentativa de homicídio

Os jovens recapturados foram encaminhados à Central de Flagrantes e serão indiciados por tentativa de homicídio. Na hora da fuga, oito monitores faziam a segurança da unidade.

Histórico

A UIM enfrebnta crise desde o ano passado. No último mês, a precariedade da instituição chegou à Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas que peticionou a Comissão Internacional de Direitos Humanos da OEA sobre o problema.

No dia 27 de abril deste ano, o adolescente Marcos Paulo Guimarães, 16, foi encontrado sem vida logo após o horário de visita, quando parentes e amigos têm acesso ao módulo de segurança para interagir com os jovens detidos no local.

Em março, a reportagem do TNH1 flagrou seis menores em cima do muro da unidade. Segundo os agentes da instituição, a ousadia dos internos se deu pela falta de contingente na unidade.

No dia 16 do último mês de maio, em visita a Alagoas, o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Márcio da Silva Alexandre, após vistoriar a UIM e conversar com adolescentes, disse que a situação da unidade era a pior do Brasil.

Reprodução cidade News Itaú via TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!