quarta-feira, julho 30, 2014

Delegada espera que a população denuncie os casos de agressão às crianças

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Combater os crimes contra crianças e adolescentes sempre é um dos principais focos nos discursos dos responsáveis pela segurança pública. Na semana passada, a
delegada Rossana Pinheiro assumiu a titularidade da Delegacia da Criança e do Adolescente de Natal (DCA). Mesmo com pouco tempo na pasta, ela já identificou qual o principal problema que terá que superar para conseguir combater a violência contra os menores.

“O nosso maior desafio será transformar os casos em denúncias efetivas. Nós temos muitas situações de subnotificações. Na grande maioria dos casos as vítimas são crianças, que são vulneráveis e muitas vezes não conseguem procurar a polícia sozinhas. Fica muito claro nos discursos das pessoas que vêm aqui que elas sabem de outros casos. Porém, quando nós vamos procurar, não achamos nenhum boletim de ocorrência sobre aquela situação. Isso é o que precisa mudar”, frisou.

Segundo Rossana, um dos motivos para que a população não faça denúncias é que os crimes, na maioria das vezes, acontecem dentro de casa. “Prioritariamente a violência é doméstica, mas acontece contra vulneráveis. Dentro de casa as pessoas de fora não vêm o que está acontecendo e isso atrapalha bastante na nossa investigação, já a própria família tem receio de fazer alguma denúncia”.

Atualmente, aproximadamente 80 inquéritos estão instaurados na DCA. Todos por violência sexual e registrados em 2014. “Quando a questão é de agressão, é feito um Termo Circunstancial de Ocorrência e o caso é resolvido mais rapidamente. Já quando é violência sexual, o inquérito é instaurado. Na maioria das vezes quem faz esse abuso é um pai, primo, irmão ou padrasto. Muitas vezes a mãe sabe e não faz nada, pois ela também é ameaçada ou concorda. Mas ao não fazer nada, a mãe se torna coautora do crime. Se não houver testemunhas para denunciar, a situação fica complicada para todo mundo”, explicou a delegada.

Em relação ao que encontrou em termos de estrutura da DCA, Rossana disse que irá conversar com o Governo para tentar melhorar o local, principalmente no efetivo. “Em comparação com outras delegacias, a DCA está até em uma boa condição. Porém, atualmente temos apenas 10 pessoas no efetivo. O ideal é que esse efetivo seja, pelo menos, dobrado. Vinte pessoas trabalhando na delegacia seria um número ideal para fazer o trabalho que eu estou almejando aqui na DCA”.

Reprodução Cidade News Itaú via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!