quarta-feira, março 12, 2014

Explosão de prédios em Nova York deixa três mortos

Pessoa ferida recebe socorros após ser retirada dos destroços do desabamento no Harlem, em NY (Foto: Mark Lennihan/AP)O número de mortos pela explosão que atingiu dois prédios no East Harlem, bairro de Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (12) subiu para três, segundo
confirmou o prefeito da cidade, Bill de Blasio. Duas pessoas que morreram são mulheres, segundo informou o porta-voz da polícia Martin Speechley.

Além disso, nove pessoas estão desaparecidas. Segundo a agência Associated Press, a explosão deixou mais de 60 feridos e pelo menos três deles são crianças.
Bill de Blasio, disse que informações preliminares indicam que um vazamento de gás causou a explosão, de acordo com a imprensa norte-americana.
Buscas estão sendo feitas nos destroços dos prédios.
Um dos prédios que caiu teria cinco andares, uma loja de reparos de pianos no térreo e apartamentos nos outros pisos. O outro imóvel era uma igreja.  Ambos ficavam na Park Avenue, números 1644 e 1646.
Mais de 250 bombeiros participam do combate ao fogo e do resgate das vítimas.
A explosão ocorreu por volta das 9h30 locais - 10h30 de Brasília. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, chegou ao local no início da tarde.
Segundo informaram testemunhas ao jornal “New York Daily News”, o fogo começou dentro da loja de piano que fica no térreo de um dos prédios, no número 1646 da Park Avenue. Testemunhas também disseram ao jornal terem sentido cheiro de gás antes da forte explosão.
A Con Edison, empresa responsável pela distribuição de gás na cidade, informou que foi acionada devido a um odor de gás que atingia a região pouco antes da explosão. A ligação foi recebida às 9h13. Ela foi feita por um morador que disse que o cheiro parecia ser gerado do lado de fora do prédio.
Equipes da companhia foram enviadas ao local às 9h15. Elas chegaram pouco depois da explosão - os bombeiros foram acionados às 9h31 e chegaram ao local dois minutos depois. A Con Edison está monitorando a situação e verificando se houve danos a outras linha de gás para identificar e conter possíveis vazamentos.
"Com certeza o que vemos é algo que seria consistente (com um vazamento de gás), mas nós não podemos afirmar neste ponto o que provocou (a explosão)", disse o porta-voz à emissora NY1.
Segundo a rede CNN, o presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado sobre a situação. “A Casa Branca vai permanecer em contato próximo com parceiros federais, estaduais e locais que estão respondendo a este incidente. Nossos pensamentos e orações estão destinados a todos que foram impactados e também às equipes de resgate que estão trabalhando sem descanso para salvar vidas e conter o fogo”, informou um funcionário da Casa Branca.
Carmen Vargas-Rosa, dona da igreja que foi atingida, disse à rede CBS que sentiu um cheiro de gás no local na noite de terça. Ela disse que ainda não conseguiu falar com quatro de seus inquilinos. “Um deles estava de folga do trabalho, então é provável que ele estivesse no prédio”, afirmou. “Havia também uma mulher com um filho doente, e um jovem casal que estuda à noite e poderia estar dormindo no momento da explosão.”
A linha do trem suburbano Metro-North, que passa perto do local da explosão, suspendeu o serviço. "O serviço para e a partir do 'Grand Central Terminal' está temporariamente suspenso até novo aviso sobre a explosão em um edifício adjacente a nossa via", anunciou a empresa no Twitter.
Unidades antibombas foram acionadas por precaução.

Diversos carros de bombeiros são usados para conter o fogo no local do desabamento no Harlem (Foto: John Minchillo/AP)

Bombeiros trabalham controlando o fogo ao lado dos trilhos do metrô sobre a Park Avenue, em Nova York (Foto: John Minchillo/AP)

Comparativo mostra o local do desabamento em NY durante a ação dos bombeiros (topo) e antes, como eram os prédios (Foto: Reprodução/Twitter/FDNY; Editoria de Arte/G1 sobre Reprodução/Google Street View)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!