terça-feira, dezembro 10, 2013

Nevascas nos EUA deixam 7 mortos e causam milhares de cancelamento de voos

Pássaro repousa entre ramos cobertos de neve no Jardim Japonês do Delaware Park, em Buffalo, Nova YorkA neve e o gelo chegaram à costa leste dos Estados Unidos através de uma tempestade de inverno que
atravessou o país causando o cancelamento e atraso de mais de 5.000 voos e com um balanço de pelo menos sete mortos nos últimos dias.

As nevascas, que em algumas zonas deixaram camadas de neve de até 30 centímetros de espessura, causaram atrasos e acidentes em cadeia em vários Estados, enquanto o gelo acumulado em Washington pelas copiosas precipitações de domingo (8) provocou atrasos na abertura dos escritórios federais e em muitos comércios nesta segunda-feira (9).

Segundo a página de controle aéreo "flightstats.com", a tempestade causou ao longo de hoje até 5.000 atrasos e cancelamentos de voos dentro do país, enquanto no domingo provocou outros 3.000.

A maioria dos cancelamentos recentes ocorreram no Aeroporto Internacional de Dulles da capital americana, que seguia sofrendo as consequências da passagem da tempestade.

Pelo menos sete pessoas morreram no Texas, Arkansas e Novo México desde quinta-feira, em incidentes relacionados com a tempestade de inverno, em sua maioria em acidentes de passagem.

O tráfego terrestre também sofreu graves transtornos por conta do temporal, e foram registrados acidentes nos estados de Connecticut, Virgínia e Maryland.

Os fortes nevascas na área da Filadélfia (Pensilvânia) provocaram um acidente fatal que envolveu até 50 veículos.

Os Estados da Virgínia, Virgínia Ocidental e Maryland também reportaram blecautes, o mesmo que na área metropolitana de Washington, onde a chuva gelada, a chuva e neve e o granizo estiveram presentes quase ininterruptamente durante as últimas 48 horas.

Os meios de comunicação americanos se referem ao país como "uma geladeira" depois que foram registradas temperaturas inferiores aos -12ºC na área dos Grandes Lagos.

Nebraska e Iowa também experimentaram nevascas, enquanto milhares de pessoas ficaram sem eletricidade no Mississipi por causa da chuva e da neve.

O Serviço Meteorológico Nacional prevê mais nevascas para esta terça-feira na área da capital e emitiu um alerta de tempestade invernal para grande parte da região do Distrito de Columbia.

"Depois da passagem de uma onda de neve e gelo nos e na zona do Centro Atlântico, espera-se que uma nova onda invernal chegue na terça-feira de manhã", aponta o Serviço Meteorológico.

"É provável que isto produza acumulação de neve desde a Virgínia até a costa de Nova Inglaterra antes de sair rapidamente da região na noite de terça-feira. Os avisos meteorológicos de inverno se encontram atualmente em vigor sobre grande parte desta área para quantidades de neve acumulada de 5 a 12 centímetros", acrescenta.

As previsões de temperaturas mais frias foram registradas nas zonas mais altas da Grande Cuenca rumo ao leste através das Dakotas e de Minnesota, com mínimas inferiores aos -17 graus centígrados.

O Serviço Meteorológico Nacional também detalhou que no fim de semana passado foram registradas mínimas históricas de temperatura que chegaram inclusive aos -34 graus centígrados.

As frentes frias dos próximos dias ainda manterão as temperaturas abaixo da média para esta época do ano em mais da metade do país, incluindo Texas e a zona sul.

A exceção será a península da Flórida, onde as temperaturas máxima diurnas se manterão na média das últimas décadas.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!