sábado, outubro 26, 2013

Grande movimentação no CDP de Assu: Rebelião, quebra-quebra, ameaças e transferências

Graças a ajuda de populares "pessoas comuns" da sociedade, o muro do CDP de Assu finalmente
esta sendo construído e aumentado. Segundo o Diretor do CDP, "a ajuda partiu de duas pessoas que terão seus nomes citados em uma nota de agradecimento posteriormente, mas a principio o que importa é que estamos cada dia mais perto de finaliza-lo".

Por volta das 11hs da manhã de hoje (24), em uma demostração de desespero por parte dos detentos e invasores, um jovem aproveitando-se do horário dos Agentes almoçarem, entrou na área de segurança pulou o muro em construção e realizou a entrega de mais um pacote com matérias ilícitos e fugiu antes de ser visto.

Por sorte, os Agentes sempre alertas ouviram o barulho da sacola plastica, usada para subir o material, e conseguiram evitar que os detentos pegassem-na.

Por esse motivo os detentos iniciaram uma rebelião, principalmente na cela 04, onde promoveram um verdadeiro quebra-quebra, ameaçaram os Agentes e arremessaram ferros e pedras que conseguiram arrancar das paredes da cela e foi necessário acionar a PM.

Três viaturas foram encaminhadas para dar apoio aos Agentes Penitenciários e uma revista rápida foi realizada para conter os ânimos dos detentos.
Devido as ameaças aos Agentes, o diretor do CDP solicitou do Coordenador da COAPE , "Major Castelo Branco" a transferência de 07 dos detentos rebelados, em carater emergencial.

De imediato o coordenador atendeu a solicitação do diretor e por volta das 15hs enviou o Grupo de Escolta Penal (G.E.P.), para realizarem outra intervenção e em seguida a transferência dos 07 detentos, considerados principais autores da rebelião e das invasões acontecidas anteriormente.

Todo o acontecido foi posto em oficio e enviado a Juíza da Vara Criminal de Assu, a magistrada "Maria Nivalda", que deverá analisar a situação. Enquanto isso o Diretor do CDP além dos problemas já existentes, terá que se desdobrar para concertar os danos causados pelos detentos na cela onde o portal da grade que era chumbado na parede foi parcialmente arrancado, ficando impossível de alojar os detentos, ou seja, uma cela a menos.

Os detentos transferidos foram:

* RENAN BARBALHO DANTAS, condenado pelo Art. 33 (Trafico);
* ERIC DENES DE OLIVEIRA, condenado pelo Art. 14 (porte ilegal de arma de fogo);
* WALLYSON FERNANDES NOGUEIRA, mandado de prisão provisório; 
* ALLAN PINHEIRO GALVÃO DE ARAÙJO, condenado pelo Art. 33 (trafico);
* SERGIO FERNANDES FARIAS BEZERRA, mandado de prisão provisório;
* GESSÉ FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR, preso provisório no Art. 157 (furto);
* CLAILTON SILVA MOURA, preso provisório no Art. 121 (homicídio).

Devido a quebradeira a visita de amanhã (25), ficou comprometida.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!