segunda-feira, setembro 30, 2013

Manifestantes liberam BR-304 após protesto por hospital no interior RN

Moradores de Angicos começaram manifestação com caminhada pela cidade e depois seguiram para a BR-304A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a BR-304 foi liberada após protesto de moradores de Angicos, cidade da região Central do Rio Grande do Norte. Os manifestantes fecharam a rodovia federal na manhã desta segunda-feira (30) para protestar contra o possível fechamento do hospital do município, que sofreu um remanejamento de profissionais recentemente. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nega que a unidade será fechada e explica que a medida faz parte do redimensionamento da rede hospitalar estadual.

A BR-304 foi fechada por volta das 7h e liberada às 14h20, segundo comunicou o Núcleo de Comunicação Social da PRF. De acordo com o economista João Maria Pinheiro, de 50 anos, morador do município, o protesto acontece por causa do possível fechamento do hospital da cidade, que também atende municípios da região. "O prefeito ouviu isso do próprio secretário de Saúde. Esse hospital é muito importante para Angicos e para as cidades da região e não pode fechar", disse.

Em nota divulgada nesta segunda, a Sesap afirma que o recente remanejamento foi motivado pela falta de sustentabilidade financeira do hospital. Com papel de atender casos de média e alta complexidade, a unidade tem atendido uma demanda aquém do esperado. O estado mantém 26 hospitais regionais para atender 167 cidades potiguares.

De acordo com a secretaria, a meta do redimensiomanento é ter "pelo menos um hospital público para ser referência em cada região e organizar as demandas de alta complexidade na rede". A Sesap informa ainda que realizou um um estudo detalhado sobre o perfil de cada um dos 26 hospitais que atendem às oito Unidades Regionais de Saúde Pública no Rio Grande do Norte (Ursap).

Sobre o perfil do Hospital Regional de Angicos, está agendada para a próxima segunda-feira (7) uma audiência da Sesap com os prefeitos de Angicos e municípios vizinhos para buscar um entendimento e avaliar a possibilidade de construção de um consórcio municipal que melhore a capacidade de resposta do hospital. A secretaria explica que buscará o entendimento para que que os municípios também possam arcar com a responsabilidade de assumir ações básicas na saúde pública.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!