sábado, agosto 24, 2013

Nepal vai liberar montanhas com mais de 8.000 metros para escaladores

O Nepal permitirá o acesso de montanhistas a cinco novos picos com mais de 8.000 metros de altitude quando a temporada de escalada de outono começar, informou nesta semana uma autoridade turística ao anunciar uma iniciativa recebida com animação por escaladores locais.

A nação do Himalaia já permite a escaladores subirem em oito montanhas acima dos 8.000 metros, entre elas o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo.

O Nepal planeja abrir o acesso a três picos na região de Kanchenjunga e dois na região do Everest.

As montanhas Lhotse Médio, Lhotse Shar, Kanchenjunga Sul, Kanchenjunga Central e Kanchenjunga Ocidental -todas medindo mais de 8.400 metros- serão em breve abertas para expedições e aguardam a aprovação da UIAA (Federação Internacional de Montanhismo e Escalada).

O Lhotse Médio e o Lhotse Shar são subpicos de Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, enquanto os picos Kangchenjunga Sul, Central e Ocidental são subpicos de Kangchenjunga, a terceira mais alta.

Purna Chandra Bhattarai, alto funcionário do Ministério do Turismo nepalês, disse que a UIAA, organização que representa montanhistas e escaladores de todo o mundo e que tem sede na Suíça, deve tomar uma decisão em seu encontro anual, no começo de outubro.

“Com certeza, isso aumentará os ganhos. Mas também gostaríamos de encorajar as pessoas a explorar e escalar essas outras montanhas, além dos oito picos mais altos do mundo”, disse Bhattarai. As expedições de escalada são uma importante fonte de renda para o empobrecido país.

Entre escaladores profissionais, conquistar as chamadas “8.000ers” é considerado um dos mais difíceis e mais perigosos desafios que um escalador pode enfrentar. Apenas alguns poucos escaladores conseguiram escalar as 14 montanhas independentes com mais de 8.000 metros de altitude, todas situadas nas cadeias montanhosas do Himalaia e do Karakora.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!