quarta-feira, agosto 14, 2013

Beneficiários do INSS devem fazer comprovação junto aos bancos

Para que possam continuar recebendo regularmente seus pagamentos, seja em conta-corrente, poupança ou cartão magnético, os segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam fazer a prova de vida. O procedimento que seria feito até o mês de agosto foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro de 2014 para evitar que mais de 9 milhões de pessoas perdessem o benefício, no entanto elas precisam comparecer às agências pagadoras.
Em Mossoró, alguns aposentados acabaram procurando a previdência em vez de irem até a instituição financeira que faz o pagamento. “Tem muitos aposentados que estão vindo até a agência do INSS para fazer a prova de vida, e o que a gente orienta é que procurem a agência bancária e que levem os documentos necessários para a comprovação”, disse Luciene Azevedo, gerente da agência da previ-dência em Mossoró.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), todos os mais de 30 milhões de beneficiários deverão efetuar anualmente a renovação de senha e a prova de vida, que consiste no comparecimento do beneficiário na agência bancária é o que valida o direito ao pagamento. “Quando o aposentado se apresenta e se identifica na agência nós fazemos a comprovação de vida e enviamos ao INSS informando que ele está apto a receber o benefício”, explicou Odízio Farias, gerente do Banco Bradesco de Mossoró.
Independente da agência bancária, caso não tenha feito a prova de vida, os beneficiários devem se dirigir à agência levando um documento de identificação com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação, etc). O instituto informou ainda que caso esteja impedido de ir à agên-cia bancária, o beneficiário deve fazer a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!