domingo, maio 12, 2013

Sem lugar, presos em operação PC27 ficam em delegacias de Natal


Dez pessoas presas na operação PC27, que fez mais de 100 prisões em todo o Rio Grande do Norte na última quinta-feira (9), estão custodiadas nas duas delegacias de plantão de Natal por falta de espaço no sistema penitenciário do estado. Os suspeitos vieram de Mossoró, região Oeste do estado, e ocupam espaços improvisados tanto na Delegacia de Plantão da Zona Norte, quanto na Delegacia de Plantão da Zona Sul.

A situação mais grave ocorre na Plantão Zona Norte, onde o delegado Antônio Everaldo Lemos relata que duas mulheres tiveram que ser algemadas em cadeiras para não ficarem na cela com cinco homens. Todos chegaram de Mossoró na madrugada de sexta-feira (10) para sábado (11). "Vamos esperar até amanhã para ver o que resolvem", afirma o delegado, lembrando que a delegacia de plantão será fechada durante a manhã desta segunda-feira (13).

Na Plantão Zona Sul outros três presos vindos de Mossoró foram colocados na cela improvisada da delegacia, que antes funcionava como cartório. Assim como na zona Norte, os suspeitos estão custodiados no local desde a madrugada de sexta para sábado.


Sem espaço
Por falta de espaço, os mais de 100 presos na operação PC27 não puderam ser custodiados nos Centros de Detenção Provisória (CDPs). O coordenador do sistema penitenciário do estado, major Castelo Branco, conseguiu junto ao juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, a abertura de vagas com um remanejamento de detentos sentenciados para o pavilhão Rogério Coutinho Madruga, unidade anexa do Presídio de Alcaçuz.

Entretanto, o volume de prisões superou a expectativa das secretárias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e Segurança Pública e Defesal Social (Sesed). Os detentos acabaram custodiados nas delegacias. Em Mossoró, devido à interdição das unidades prisionais, todos os presos foram levados para as delegacias. (veja o vídeo acima)

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!