sábado, dezembro 08, 2012

1ª do país em índice da FGV, Trabiju tem apenas um homicídio na história



Em 15 anos de emancipação, o município de Trabiju (SP) registrou um único homícidio na história: o crime aconteceu há 12 anos. A cidade tem o maior índice de desenvolvimento social do país, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados na última terça-feira (4). Além da baixa criminalidade, outro destaque  que ajuda a colocar a cidade à frente dos 5.564 municípios do Brasil no ranking é a erradicação da mortalidade infantil. O único caso aconteceu em 2001.
A aposentada Maria Angela Fonseca Buzuti, de Bocaina (SP), mudou-se há 30 anos para Boa Esperança do Sul (SP), de onde Trabiju era distrito até 1997. "Eu sempre morei aqui e daqui eu não saio porque é bom demais. É muito tranquilo, eu não troco Trabiju por nada", diz Maria Angela.
Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que neste ano apenas 13 delitos, entre roubos e furtos, foram registrados na cidade de 1.544 habitantes. “O que se acumula de boletim de ocorrência aqui durante cinco meses é o equivalente aos casos registrados em um dia em qualquer cidade média”, afirma o delegado titular Ricardo Farah, responsável também pela vizinha Boa Esperança do Sul (SP), de onde Trabiju era distrito até 1997.

Trabiju é a primeira cidade do país em desenvolvimento social, aponta FGV (Foto: Felipe Turioni/G1)Ricardo Farah é o delegado titular de Trabiju e de
Boa Esperança do Sul (Foto: Felipe Turioni/G1)
“A distância de uma cidade para outra é de sete quilômetros e enquanto aqui não se registra uma ocorrência há semanas, só no final de semana, Boa Esperança registrou três grandes ocorrências, entre elas um caso de latrocínio”, compara o delegado. “A proximidade mostra que a cidade não está isolada do restante do país, mas o estilo de vida aqui é diferente", analisa ele.

Fonte: G1/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!